Diretor geral do HUEM participa de importante anúncio na Prefeitura

Continuidade do repasse suplementar ajuda o Hospital a manter a qualidade dos atendimentos de alta complexidade no Pronto-socorro

11.10.202316h59 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Diretor geral do HUEM participa de importante anúncio na Prefeitura

O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, e a secretária municipal da Saúde, Dra. Beatriz Battistella, confirmaram no início de outubro o repasse suplementar de R$ 73,2 milhões para o ano de 2024 a 10 hospitais filantrópicos que atendem pelo SUS Curitibano, entre os quais o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). O diretor geral do Hospital Mackenzie, Dr. Tiago Tormen, participou do evento e destacou a relevância dos recursos.

“Estamos entre os principais parceiros da Prefeitura de Curitiba no atendimento SUS, em especial com nosso Pronto-socorro. São oito mil atendimentos por ano, o que nos torna um dos maiores prestadores da rede de urgência da cidade e do estado. Esse subsídio ajuda a mantermos emergencistas, médicos clínicos, cirurgiões, ortopedistas, neurologistas, todo um aparato necessário para atendimento de pacientes de alta complexidade”, destacou Tormen, que estava acompanhado do assessor jurídico e relações institucionais do HUEM, João Pedro Lupion.

Segundo o prefeito, a decisão de manter o repasse do recurso financeiro suplementar em 2024 visa garantir a continuidade do atendimento à população de Curitiba nos hospitais que atuam na retaguarda da rede de urgência e emergência.

“Agradeço a oportunidade de estar prefeito e poder tomar a decisão de manter esse recurso tão importante aos hospitais parceiros que atendem nossa população com qualidade e competência. Os hospitais filantrópicos que estão aqui representados são parceiros de primeira hora da saúde pública de Curitiba”, disse Eduardo Pimentel.

Impacto

De acordo com Dr. Tiago Tormen, a descontinuidade deste auxílio teria um impacto enorme, já que os recursos ajudam a subsidiar quase 70% do valor de manutenção do Pronto-socorro, que atende tanto pacientes de busca direta quanto transferências de ambulâncias que chegam das UPAs e atendimentos do SAMU e SIATE.

“Nunca sabemos qual o paciente que vai chegar no pronto-socorro. Atendemos todas as linhas de cuidado. Desde pacientes infartados, politraumatizados, com alterações neurológicas. E essa é nossa característica, atender tudo que a população possa precisar. E a parceria com as diferentes esferas do poder público é fundamental para mantermos a qualidade nos serviços”, explica Tormen.

Segundo o diretor geral do HUEM, a secretaria Beatriz Basttistella entende que a tabela SUS tem valores subfinanciados, que não pagam o custo da maior parte dos procedimentos. Os incentivos da Prefeitura servem para equilibrar um pouco desses custos. Tormen também destacou outras ações municipais que auxiliam a rede de urgência.

“Nossa demanda é extremamente alta e, quando a Prefeitura fortalece o atendimento primário nos postos de saúde, com iniciativas como o Saúde Já (Teleatendimento), ajuda a desafogar um pouco o nosso atendimento à urgência”, disse.

Presenças

Também participaram do evento a deputada estadual Márcia Huçulak, o presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa), Charles London, os vereadores Bruno Pessuti, vice-líder do governo na Câmara Municipal, Alexandre Leprevost, Beto Moraes, Ernani, Leônidas Dias, João dos 5 Irmãos, Mauro Bobato, Noemia Rocha, Ozias Moraes, Oscalino do Povo, Sabino Picolo, Sidnei Toaldo e Serginho do Posto; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o superintendente executivo da SMS, Juliano Gevaerd; e a superintendente de gestão da SMS, Flávia Celene Quadros, além dos representantes dos demais hospitais beneficiados.

“Agradecemos à Prefeitura de Curitiba, ao secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, à secretaria de Saúde, Beatriz Battistella, ao secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, pela continuidade dessa suplementação fundamental ao funcionamento de nosso hospital”, ressaltou Tormen.

“Também destaco o papel da Câmara Municipal, com parlamentares parceiros e atuantes, que constantemente colaboram para garantir recursos para área da saúde. Principalmente a Comissão de Saúde, na pessoa do seu presidente Alexandre Leprevost. Com essa atuação conjunta entre as esferas do poder público é a população quem mais ganha”, enfatizou o diretor geral do HUEM.