Esporte

Dia internacional do Esporte Universitário

Mackenzie é sede de comemorações com extensa programação

24.09.201814h56 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dia internacional do Esporte Universitário

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), celebrou o Dia Internacional do Esporte Universitário, em 20 de setembro, com extensa agenda de palestras, mesa-redonda, e partidas amistosas tanto de esportes em quadra quanto de jogos eletrônicos no campus Higienópolis. Houve também apresentações da fase estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Acadêmicos, que divulga trabalhos de pesquisa sobre o esporte universitário; palestras com histórias das atléticas; e orientações e atendimentos dos cursos de Fisioterapia, Farmácia e Nutrição e Gastronomia voltadas aos atletas.

As comemorações contaram, ainda, com uma roda de conversa sobre o esporte paralímpico no Brasil com a presença de Daniel Dias, atleta paralímpico recordista que é patrocinado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), e Marina Thomé, presidente da Associação Atlética Acadêmica Mary Annesley Chamberlain.

De acordo com Luciano Cabral, presidente do CBDU, a Universidade Presbiteriana Mackenzie foi escolhida para sediar as comemorações pela sua importância no esporte universitário como um todo, pois o fomenta desde sempre. “Atualmente, estamos em um momento de retomada do esporte universitário, que teve seu ápice na década de 60, e agora tentamos voltar a isso, lembrando que o incentivo ao esporte começa na sala de aula e, nesse sentido, o apoio das instituições, como a UPM, é fundamental”.

Conforme conta Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da UPM, “o Mackenzie sempre foi um pioneiro no esporte, trouxe o futebol, o basquete para o país e temos uma Pró-Reitoria que estrutura e apoia as ligas atléticas, colaborando para manter o alto nível nos jogos em todas as categorias. E essa postura alcança ótimos resultados, a exemplo da Julia Alboredo, nossa atleta que recentemente conquistou posições importantes no xadrez para o Mackenzie e para o Brasil”.

Para José Inácio Ramos, presidente IPM, o esporte está na gênese do Mackenzie, formando atletas de alto nível que levam o nome do Mackenzie e do Brasil para o mundo todo. “Temos quase 600 alunos bolsistas, incentivando o crescimento intelectual aliado à prática esportiva. Nas comemorações de hoje, com a presença dos presidentes das federações, podemos estreitar ainda mais as relações com os alunos, trazendo experiências como esportistas, como executivos e fomentadores do esporte universitário, para que cada vez mais tenhamos excelência nessa prática”, completa ele.

Participaram ainda da mesa de abertura do evento: Jorge Alexandre Onoda Pessanha e Susana Mesquita Barbosa, da Pró-Reitoria de Extensão e Educação Continuada (PREC); e Aurélio Miguel, presidente da FUPE.