Alunos de Jornalismo são finalistas da 15ª edição do Prêmio José Hamilton Ribeiro

Premiação ocorrerá dia 25 de novembro, em Ribeirão Preto 

23.11.202216h04 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos de Jornalismo são finalistas da 15ª edição do Prêmio José Hamilton Ribeiro

Os alunos de Jornalismo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Carina Gonçalves, Jacilene Fernandes e Matheus Santos, concorrem ao 1° lugar do Prêmio José Hamilton Ribeiro de Jornalismo

“É uma grande satisfação que eles tenham conseguido produzir materiais que sejam reconhecidos por nossos pares. Isso atesta a qualidade de nossos alunos e, também, de nosso curso”, comentou o coordenador de Jornalismo, professor Hugo Harris.  

Os estudantes que participaram dos ciclos de palestras foram habilitados a concorrer na Categoria Jovem Talento, nas Modalidades Escrita; e Vídeo ou Rádio. A comissão julgadora avaliou 103 materiais enviados por candidatos de todo estado, e os selecionou entre os 13 finalistas. 

A seguir, conheça as iniciativas dos alunos que concorrem à final, participando na categoria Jovem Talento, e nas modalidades Escrita e Vídeo e/ou Rádio: 

- Carina Gonçalves : “Fome amenizada pelos alimentos do agronegócio” 
- Jacilene Fernandes: “Fome e desperdícios de alimentos: Como a CEAGESP combate esses problemas”  
- Matheus Vinícius Santos : “Ciência e Tecnologia contribuem com a produção de laranjas no Brasil” 

Jacilene Fernandes, uma das finalistas do sétimo semestre, contou que a principal motivação para competir foi perceber que sua região estava passando por secas e queimadas, algo que impactou muito o agronegócio. “Eu queria muito me envolver nesse aspecto do agronegócio, e nada melhor do que fazer isso conhecendo também uma iniciativa tão educativa”, explica a aluna. 

Para o professor Harris, participar do prêmio José Hamilton Ribeiro é uma oportunidade que os alunos têm em vivenciar uma das áreas que o jornalismo cobre. “Abrir o leque de possibilidades é fundamental, e ter contato com o jornalismo que lida com o espaço rural é de grande interesse, ainda mais devido às características geográficas e econômicas de nosso país”, explicou ele. 

“Sou do interior de São Paulo e sempre gostei de jornalismo agro, mas não tinha propriedade do assunto. Entendi que seria interessante me desafiar, participar e me especializar em agronegócio”, revelou Matheus Santos, alunos do sexto semestre e finalista do Prêmio. 

Nesta edição, os vencedores de cada modalidade receberão como prêmio em 1°, 2° e 3° lugar: notebook; câmera Go Pro Max; e câmera portátil estabilizadora 2DJi, respectivamente. Além da premiação de R$ 10 mil para o vendedor de cada modalidade. A premiação ocorrerá dia 25 de novembro, no município de Ribeirão Preto. 

O Prêmio 
O Prêmio da Associação Brasileira de Agronegócio de Ribeirão Preto (ABAG/RP), que leva o nome de um dos jornalistas mais premiados do Brasil, José Hamilton Ribeiro, foi criado em 2008 para incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos ligados ao agronegócio. 

Além disso, ele apresenta o setor aos futuros jornalistas, nos tradicionais ciclos de palestras com reconhecidas lideranças da área e visitas monitoradas (suspensas desde 2020 em razão da pandemia). 

Em 2012, os resultados do Prêmio passaram a ser considerados na definição do Ranking Jornalistas&Cia, dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros. No ano de 2016 a participação foi aberta para jornalistas profissionais de todo o Brasil, porém concorrendo com pautas sobre o agronegócio paulista. 

Durante as 12 edições do Prêmio, mais de 1.500 jornalistas e estudantes participaram das atividades ou inscreveram matérias. Milhares de quilômetros foram percorridos para aproximar jornalistas e estudantes de jornalismo de empresas, propriedades rurais, cooperativas, associações, agroindústrias e instituições de ensino e pesquisa.