Foi lançada no último dia 7 de novembro, no alto da Torre Panorâmica de Curitiba, ponto turístico na capital paranaense, a terceira edição do livro “Resgate Vertical”, do Major do Corpo de Bombeiros do Paraná, Eduardo Aguiar. Parte da renda arrecadada com a venda dos livros foi destinada ao Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), que foi representado na ocasião pela Coordenadora de Voluntariado, Ivanyra do Rocio dos Santos Haviaras.
A obra é um guia sobre salvamentos em altura, e traz um novo protocolo tático com procedimentos e o passo a passo do salvamento. Com 27 anos de corporação, Major Eduardo falou sobre mais esta obra didático-literária escrita por ele. “A primeira edição do Resgate Vertical foi lançada em 2013. Na ocasião, percebi que havia a necessidade de entender um pouco mais o salvamento em altura e poder repassar esse conhecimento para os companheiros como instrutor. A partir desse momento eu decidi escrever um manual a respeito e agora ele chega em sua terceira edição, já depois de 5 mil exemplares vendidos”, conta o Major.
A ideia de doar parte dos recursos com as vendas do livro ao HUEM veio de uma relação de longa data do hospital com o Corpo de Bombeiros e com o próprio Major Eduardo. “Já existe uma conexão natural entre o Mackenzie com o Corpo de Bombeiros, pois aqui em Curitiba o Hospital sempre foi conhecido como o ‘hospital dos queimados’”.
O Major anda revela uma ligação pessoal e afetiva com o Hospital. “Nós tivemos dois colegas que foram atendidos em 1999, amigos meus pessoais, em um incêndio que eu estive. Eu também tive meus dois avós que se queimaram devido a uma explosão de GLP em sua residência, e foram muito bem atendidos no HUEM. Então, nada mais natural do que poder contribuir, dar essa parcela para uma instituição que nos auxilia tanto, não só nesses casos que eu falei, mas a toda a comunidade paranaense”, afirma Aguiar.





