O Curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) acaba de adquirir o Analisador Corporal Mediana i20, um moderno equipamento de bioimpedância elétrica (BIA) que promete fortalecer o processo de ensino-aprendizagem e aprimorar a qualidade dos atendimentos clínicos realizados na Clínica Escola de Nutrição.
A instalação do equipamento e o treinamento da equipe foram realizados por Ronaldo Mattar, da empresa TBW. Com tecnologia avançada e resultados precisos, o Mediana i20 permitirá avaliações detalhadas da composição corporal, um dos principais parâmetros utilizados na prática nutricional para diagnóstico do estado nutricional, prescrição dietética e acompanhamento de intervenções em saúde.
De acordo com a professora do curso de Nutrição, Karina Dantas, o novo equipamento representa um importante avanço para o ensino e a prática clínica. “O principal impacto da chegada do analisador corporal Mediana i20, pensando no ensino prático, é a possibilidade de uso do equipamento em aulas práticas e pesquisa, porque ele apresenta resultados confiáveis. Além disso, o uso nas avaliações dos pacientes proporcionará subsídios para a prescrição dietética e relatórios ilustrados e de fácil entendimento pelo público”, explica.
O Mediana i20 será utilizado em aulas, projetos de iniciação científica e de extensão, além dos atendimentos realizados na Clínica Escola. A aquisição também se soma a outras melhorias recentes no curso, como a ampliação do horário de funcionamento da Clínica, a contratação de uma nova nutricionista e a integração com o Laboratório de Avaliação Nutricional, medidas que permitirão reduzir significativamente a fila de espera, atualmente em cerca de 200 pacientes.
Segundo a professora Karina, o investimento reforça o compromisso do Mackenzie com a formação completa dos estudantes e com o impacto social de suas ações. “A aquisição do equipamento fortalece as atividades de ensino, pesquisa e extensão porque permite avaliações precisas e individualizadas. No ensino, promove a aplicação prática dos conteúdos teóricos; na pesquisa, fornece dados confiáveis para estudos e trabalhos de conclusão de curso; e nas ações de extensão, qualifica o atendimento à comunidade com base em evidências”, destaca.
Com a chegada do Analisador Corporal Mediana i20, o curso de Nutrição do Mackenzie reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica, a inovação tecnológica e a formação de profissionais qualificados, preparados para promover saúde e qualidade de vida. O investimento em infraestrutura reforça a missão da UPM em oferecer um ambiente de aprendizagem moderno, completo e conectado às demandas do mercado e da sociedade.
Vestibular 2026.1
O Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2026.1 Venha estudar em uma das universidades mais tradicionais do país e vivenciar um curso de Nutrição que une conhecimento científico, prática clínica e tecnologia de ponta.
Para se inscrever, clique aqui.





