Cartas amarradas sobre uma mesa
Cultura

Sociedade Philatelica Paulista comemora seu centenário em cerimônia no Mackenzie

Celebrando a data, Correios lança bloco de selos comemorativos

03.05.201919h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Sociedade Philatelica Paulista comemora seu centenário em cerimônia no Mackenzie

“Conectamos pessoas por meio da tecnologia, mas também fazemos por meio da carta e, consequentemente, por meio dos selos, fazendo com que elas conversem entre si. É isso que a carta faz: relacionamento. Essa é a missão dos Correios, desde o início”. A declaração de Kátia Rodrigues Mendes resume o espírito do evento ocorrido na noite de 30 de abril no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), no campus Higienópolis, para o lançamento do Bloco Comemorativo de três selos em homenagem ao Centenário da Sociedade Philatelica Paulista (SPP).

Kátia, que esteve representando a Superintendência Estadual de São Paulo dos Correios, foi uma das autoridades presentes na cerimônia. Para ela, o evento no CHCM marca um estreitamento de laços importante. “Estando junto o Mackenzie, que tem um público jovem, a SPP e os Correios, que têm toda a tradição, podem fomentar a filatelia no meio desse público jovem. O que tem por trás do selo? Uma história que precisa ser passada para o público mais novo, porque é isso que vai chamar atenção e fazer eles despertarem para filatelia”, diz ela.

O Brasil foi o segundo país a ter um selo postal no mundo, após Dom Pedro II ir à Inglaterra no mesmo período em que o selo postal estava sendo lançado lá, conta Mauricio Melo de Meneses, conselheiro do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). O Imperador mandou fabricar um lote e trouxe para o Brasil, onde até o ano de 1900 só existiam os selos do Império. "A partir deste ano até os dias de hoje são confeccionados 35 selos oficiais por ano", destaca ele que é afeito à filatelia.

Será lançado neste centenário da SPP um bloco com três selos sendo eles: o logotipo da Sociedade Philatelica Paulista, a imagem do fundador e diretor da William Edward Lee e o último com uma imagem que retrata o cartão-postal em homenagem aos estudantes Martins, Miragaia, Drausio e Camargo (MMDC). O bloco estará disponível na loja virtual dos Correios.

Mackenzie e a filatelia

O Mackenzie possui clubes filatélicos em seus Colégios Presbiterianos, em São Paulo, Tamboré e Brasília, e vem apoiando a filatelia há anos, pois, assim como afirma o conselheiro Meneses, os selos contam uma história e perpetuam uma época.

A SPP comemora seu centenário contando histórias e deixando seu legado de cultura e conhecimento para São Paulo. O Mackenzie comemora seus 149 anos em outubro e para José Inácio Ramos, presidente do IPM, é isto que une estas duas centenárias. “As duas instituições estão trilhando o caminho do conhecimento e cultura, cada uma do seu jeito, mas com profundidade no conhecimento, com competência, inteligência e tradição, tanto o Mackenzie quanto a SPP”, finaliza o presidente.