Atualidades

Professor do Mackenzie é host de podcast sobre eleições

Programa é produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral com o objetivo de ajudar população brasileira antes do pleito de 2022

31.05.202212h53 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professor do Mackenzie é host de podcast sobre eleições

Antes da população voltar às urnas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o podcast Todo Mundo quer Saber, que conta com a participação do professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Diogo Rais. O objetivo do programa é proporcionar ao eleitorado brasileiro a possibilidade de tirar dúvidas sobre o processo eleitoral no Brasil, dando mais transparência a todo o pleito.

“A ideia é tirar dúvidas que a população possa ter, de um jeito mais simples e em que seja possível compreender as dificuldades técnicas do tema. É chegar aonde a sociedade estiver, numa linguagem acessível, passando o recado de que a Justiça eleitoral está com a cidadania onde ela estiver”, explicou o professor mackenzista, que é especialista em direito eleitoral digital. 

De acordo com Rais, a iniciativa faz parte de uma série de ações do TSE para prover à população brasileira todas as informações necessárias para o pleno exercício democrático. “Como a justiça eleitoral também é gestora de todo o processo eleitoral, cabe a ela explicar e trazer segurança sobre como ela age para tornar as eleições seguras e confiáveis. A justiça eleitoral tem a obrigação de prestar contas sobre a idoneidade do processo”, apontou o professor, indicando que a justiça eleitoral possui ampla presença digital, com canal no YouTube e contas nas principais redes sociais.

A primeira temporada do podcast contará com cinco episódios, todos eles com o professor mackenzista. Em cada episódio, será tratado de temas como segurança da urna eletrônica, regularização do título, prazos, tipos de eleição e as diferenças entre votação majoritária e proporcional. para acompanhar o programa no Spotify, clique aqui.

Diogo Rais também classifica como importante essa aproximação do poder público com o ambiente acadêmico. “Sempre que o poder público se une à energia universitária, trazendo professores e alunos para trocar ideias e experiências sobre questões que envolvem a cidadania, a gente cresce. É quando a universidade encontra a sua razão de existência”, finalizou.