Pesquisa e Inovação

MackGraphe propõe novas tecnologias aplicadas à Cadeia Produtiva do Leite

Debate aconteceu em Fórum de Inovação em Castro, Paraná

14.11.202316h35 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

MackGraphe propõe novas tecnologias aplicadas à Cadeia Produtiva do Leite

O Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), representado pelo seu diretor Benedito Aguiar e o pesquisador Aryel Heitor, marcou presença no evento Fórum de Inovação de Castro, no Paraná, no qual foi lançado o Projeto de Parque Tecnológico para a Cidade, ao lado de autoridades da cidade, bem como de associados e parceiros da Cooperativa Castrolanda. 

A Castrolanda, colônia fundada por imigrantes holandeses, possui atividade econômica predominantemente baseada na agricultura e pecuária leiteira, sendo uma das mais importantes bacias de leite do país e com uma considerável produção de grãos. Abriga também uma das maiores cooperativas agropecuarista do Brasil, que leva o nome da colônia, com unidades de negócios divididas nas operações agrícolas, carne, leite, batata e produtos industriais derivados do leite.

A cidade também conta com uma unidade do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), o Instituto Cristão de Castro (ICC), integrante da comissão organizadora do evento, que oferece curso Técnico em Agropecuária integrado ao segundo grau. O ICC desempenha papel crucial no desenvolvimento da região formando mão de obra qualificada com conhecimentos específicos sobre práticas agrícolas, manejo de animais, tecnologias aplicadas, gestão de propriedades rurais e outras habilidades relacionadas.

Por meio das palestras proferidas pelos representantes do MackGraphe e discussão com os técnicos envolvidos na cadeia produtiva do leite, o Fórum foi uma ótima oportunidade para discutir e explorar potenciais projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), utilizando nanotecnologias e espectrometria de massas.

Dentre as possíveis aplicações identificadas dessas tecnologias na indústria leiteira, destacam-se:

1. Melhoria da qualidade do leite: utilização de nanotecnologia para o desenvolvimento de sensores ultra-sensíveis, que identificam minúsculas variações nos componentes do leite;
2. Detecção de contaminantes: utilização de espectrometria de massa para identificação de pesticidas ou antibióticos;
3. Melhoria na conservação: embalagens nano estruturadas para aumentar a vida útil do leite, minimizando o desperdício e garantindo a entrega de produtos frescos aos consumidores;
4. Rastreabilidade avançada: combinação de nanotecnologia e espectrometria de massa permitindo a identificação precisa da origem do leite e seus componentes ao longo da cadeia de produção.

A parceria entre o MackGraphe, autoridades locais e Castrolanda é fundamental para impulsionar essas inovações e contribuir para o avanço sustentável da indústria leiteira em Castro.