Mack Integridade promove palestra com David Loomis

Especialista apresenta dados importantes sobre a transição energética nos Estados Unidos

21.08.202313h43 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mack Integridade promove palestra com David Loomis

Na última sexta-feira, 18 de agosto, o Centro Mackenzie de Estudos Avançados em Políticas Públicas e de Integridade (Mack Integridade) promoveu o primeiro evento da série Diálogos de Transição Energética. A iniciativa com tema Energy Transition in the US: Policy, regulation and Steakholders, foi proferida pelo professor de Economia da Universidade de Illinois, Estados Unidos, David Loomis. 

Durante a palestra, David Loomis mencionou que somente dois extremos dos Estados Unidos são voltados para a produção eólica offshore. Ele fez um comparativo com o nordeste brasileiro, onde se localiza uma costa inteira de eólicas. Com isso, estuda-se a possiblidade de descomissionar as plataformas de energia fóssil e transformar em base para eólica e hidrogênio. 

Para Loomis, há várias questões às quais os EUA precisam estar atentos, como por exemplo expandir as redes de transmissão pelo território, já que as principais áreas de produção de energia eólica e solar ficam em áreas afastadas. O problema, de acordo com o professor, é que tais redes são caras e encontram muita burocracia para terem suas construções aprovadas. 

Segundo a coordenadora do Mack Integridade, professora Cácia Pimentel, algumas montadoras americanas e asiáticas já sinalizaram que deixarão de fabricar carros a combustão, e o país já se prepara para essa transição. Já no Brasil temos uma grande produção de carros flex. “Então a pergunta que precisamos responder é qual a melhor política pública para esse período de transição. É certo que precisamos nos atentar para não ficarmos para trás em relação aos outros países”, destacou ela. 

De acordo com a especialista, o Brasil está partindo de um ponto muito bom em relação ao mundo, com 55% da matriz energética composta de energias limpas. Entretanto, a transição energética rumo à sustentabilidade ao redor do mundo está muito rápida. "É importante que o Brasil se mantenha focado para não perder a liderança para países como Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca, que estão no topo do ranking de sustentabilidade energética”, frisou Cácia. 

Para a aluna do 5° semestre de Direito da UPM, Alessandra Ahmar Caoduro, é muito importante falar sobre essa temática, já que elas não são muito abordadas no Brasil. “A questão legislativa é muito importante nessa área. Precisamos ficar muito atentos a essa discussão, pois ela trata de como vamos chegar no nosso futuro”, comentou. 

Confira mais detalhes da palestra com David Loomis no canal do YouTube do Mack Integridade.