Mundo

Internacionalização da educação Mackenzista

Universidade debate parceria com instituto de pesquisa dos EUA

14.06.201811h20 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Internacionalização da educação Mackenzista

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está com os olhos voltados cada vez mais ao projeto de internacionalização da educação. Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da UPM, se reuniu com representantes do Wilson Center (EUA), em 08 de junho, para avaliar as oportunidades e discutir possível parceria com a instituição de pesquisa, especializada em políticas públicas em diversas áreas.

Segundo Aguiar Neto, a parceria beneficiaria, inicialmente, os doutorandos e mestrandos, “mas há também a possibilidade de expandi-la aos graduandos e ao corpo docente da UPM no desenvolvimento das suas pesquisas, inclusive, na iniciação científica”. O reitor comenta ainda que, se bem sucedido em tais aspectos, futuramente, o benefício poderia se estender até mesmo aos alunos de ensino médio do Colégio Mackenzie.

Aguiar Neto acredita que a associação ao Wilson Center agrega valor de imagem e reputação a ambas as instituições, “e possibilita a presença e a influência da UPM na inserção e construção de projetos de pesquisa de forma conjunta e articulada, em especial em temas cujos esforços podem compreender a busca por fontes de financiamento e a disseminação dos resultados na comunidade científica norte-americana”, enfatiza.

Cooperação em pesquisa

Para o professor Fábio Ramazzini Bechara, do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico (PPGDPE), embora a parceria com o Wilson Center não implique diretamente em dupla-titulação, sua intermediação com universidades norte-americanas poderá viabilizá-la. “O objetivo principal, nesse caso, é a internacionalização das pesquisas desenvolvidas na UPM e, consequentemente, a sua projeção em outros países”, completa.

Bechara, que é global fellow no Brazil Institute do Wilson Center – onde desenvolve pesquisa em Governança e Crime Organizado –, afirma que o centro é o mais importante think tank norte-americano dedicado a discutir e desenvolver propostas de políticas públicas em temas globais que permeiam áreas como Clima, Educação, Segurança, Defesa, Meio Ambiente, Saúde, etc. E, por essa razão, revela aderência com a missão da UPM e todos os seus programas.

Sobre o Wilson Center

O Wilson Center é um centro internacional que reúne pesquisadores e formuladores de políticas públicas do mundo inteiro com a missão de aproximar estudiosos sob sua tutoria e suporte. Seus profissionais são todos pesquisadores, professores ou ex-ocupantes de posições relevantes no governo norte-americano, como embaixadores e conselheiros, o que facilita a aproximação com as principais universidades e centros de pesquisa dos EUA.