Hospital Evangélico Mackenzie amplia número de leitos de UTI para tratamento de Covid-19

10 novos leitos são acrescentados e 50 profissionais são contratados para atuar na linha de frente da pandemia

10.07.202010h55 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Hospital Evangélico Mackenzie amplia número de leitos de UTI para tratamento de Covid-19

Os pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) já podem contar com mais 10 leitos de UTI reservados para o tratamento dos contaminados pelo novo coronavírus no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). Com a implantação, o hospital chega a 33 leitos de UTI para adultos, exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19.

“Foi um trabalho intenso para atender este pedido da Secretaria Municipal de Saúde e do prefeito Rafael Greca. Corremos contra o tempo para concluirmos as instalações físicas e também para efetuarmos a contratação de profissionais para montar um elenco que tornasse possível iniciar o funcionamento destes leitos o mais rápido possível”, explica o diretor-médico do HUEM, Jean Francisco.

Foram contratados 20 médicos intensivistas e 30 profissionais de enfermagem para atuarem nesta nova unidade de UTI. Durante a pandemia do novo coronavírus, o HUEM isolou completamente o quinto andar da instituição para atender pacientes contaminados ou com suspeita do novo coronavírus. São 48 leitos de enfermaria e 33 leitos de UTI para adultos, além de 10 leitos de enfermaria e 6 leitos de UTI para pediatria.

De acordo com Dr. Jean Francisco, as próximas semanas serão bastante desafiadoras no combate à pandemia. “Estamos prevendo um mês de julho difícil, a taxa de ocupação dos leitos na cidade está alta e por isto o Hospital Evangélico Mackenzie colocou-se à disposição para ofertar mais leitos que atendam a demanda do município”, ressaltou o diretor.

A médica intensivista Marcela Bueno destaca a importância do trabalho em equipe. “A coesão da equipe é fundamental na rotina de uma UTI. É uma luta diária pela vida dos pacientes. Estar bem na questão psicológica é indispensável no desempenho de nosso trabalho”, afirma.

Na linha de frente

Com 475 leitos e 2.600 colaboradores, o HUEM é referência nacional no tratamento de pacientes queimados. Mantido pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), é um hospital privado, filantrópico, que presta 95% de seu atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde o início da pandemia, o HUEM tem sido parceiro do município no combate ao novo coronavírus, com um andar inteiro destinado a esta finalidade. Além dos leitos reservados, no andar está reservada uma sala de cirurgia exclusiva para pacientes que possam estar com covid-19.

O andar isolado conta ainda com aparelhos de ultrassom, raio-x portátil, eletrocardiograma, gasometria e laboratório. O isolamento é total, inclusive com esquema de barreiras físicas de proteção.

Pacientes que chegam com sintomas respiratórios no pronto-socorro passam por uma triagem, em uma estrutura que foi montada para atendê-los sem que eles precisem entrar na recepção com os demais pacientes. Os casos leves são orientados a ficarem em isolamento em casa. Situações moderadas e graves são encaminhadas para o andar isolado, por meio de um elevador exclusivo.