Universidade

Felipe d'Avila palestra no encerramento da Business Week 2025

Cientista político falou sobre os desafios e oportunidades de empreender no Brasil

19.05.202516h15 Camila Lippi

Compartilhe nas Redes Sociais

Felipe d'Avila palestra no encerramento da Business Week 2025

Na última sexta-feira, 16 de maio, o cientista político e candidato à presidência nas eleições de 2022, Felipe d’Avila, foi o palestrante no encerramento da Business Week, evento realizado pelo Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Empresa Júnior Mackenzie de Consultoria, que nesta edição teve como tema principal Inteligência Artificial: Impactos na Sociedade, nos Negócios e nos Profissionais

Ao falar sobre os desafios de empreender no Brasil, d’Avila disse que o empreendedorismo é fruto da sociedade e do meio em que está inserido. Para ele, o empreendedor brasileiro encara um cenário com muitas barreiras e restrições, envolvendo legislação tributária e trabalhista, além da insegurança jurídica. 

“Imagina começar o seu próprio negócio e ter problemas tributários, problemas trabalhistas, quando a energia tinha que ser gasta na criação, na inovação, no produto, em como ganhar mercado, mas existe uma burocracia gigantesca por trás”, apontou d’Avila. 

Apesar das dificuldades, d’Avila reconheceu que “empreendedor é aquele que sempre vê oportunidades, mesmo em um cenário conturbado” e destacou as áreas promissoras para quem busca empreender. A primeira delas é o agronegócio, com grande competitividade no cenário internacional, pesquisas de longo prazo, processos modernos e de tecnologia. 

Outra área é a da saúde, que segundo o cientista político, será cada vez mais customizada e com uma longa cadeia, incluindo nutrição, prevenção de novas doenças e população envelhecida. “Tudo isso trará muita inovação e a saúde será um campo extraordinário para empreender”, disse d’Avila. 

A terceira área é a educação, pois “vivemos em uma era em que a educação não termina no dia em que o aluno termina o curso de graduação, é uma coisa contínua, vamos ter que nos educar e reatualizar o conhecimento o tempo inteiro, isso permite novos recursos para a inovação”, afirmou d’Avila. 

O pró-reitor de Controle Acadêmico, Luiz Guilherme Dellore, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, disse aos alunos presentes que “eventos como a Business Week buscam além do que, usualmente, temos em sala de aula para que vocês verifiquem na prática o que é visto na teoria. O encerramento desta manhã é mais uma oportunidade e tenho certeza de que as falas e reflexões serão muito úteis para a ponte entre a teoria e a prática”. 

Participaram do encerramento o professor Nelson Fragoso, coordenador de extensão do CCSA, representando o diretor do CCSA, professor Claudio Parisi; e o reverendo Gildásio Barbosa, capelão universitário, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, responsável pelo momento devocional do evento.