Universidade

Desafio do calouro: novos alunos participam de gincana

Iniciativa apresentou cursos gratuitos do programa Pró-Calouro 

08.08.202215h06 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Desafio do calouro: novos alunos participam de gincana

Durante a primeira semana de agosto, os calouros do 2º semestre de 2022 estão sendo recepcionados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). No dia 04, os novos alunos participaram do Desafio do Calouro, que aconteceu em duas etapas: a primeira no prédio 25, do campus Higienópolis, e a segunda no Auditório Ruy Barbosa. 

Após a inscrição, feita no vão do MackGraphe, os alunos foram direcionados para as salas de aula do prédio 25 e distribuídos entre elas, onde encontraram dois desafios, um de Português e outro de Matemática. Cada sala era uma equipe, com calouros de cursos diferentes. Ao término dos desafios, o Auditório Ruy Barbosa foi palco da premiação das salas vencedoras e da palestra sobre os cursos do programa Pró-Calouro

A professora do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM e responsável pelo desafio de Português, Valéria Martins, e o professor da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM e responsável pelo desafio de Matemática, Gabriel Henrique de Oliveira, participaram da palestra e contaram sobre a elaboração dos desafios e os dois cursos que são oferecidos gratuitamente para os alunos ingressantes do semestre. 

Como explica a coordenadora de Desenvolvimento Discente e de Carreiras (CDD), Paola Biselli, a ideia foi criar algo interativo para engajar os alunos nos cursos gratuitos de Português e Matemática, aproveitando a primeira recepção presencial depois da pandemia. “Começamos a pensar em atividades que desenvolvessem, naturalmente, competências socioemocionais. Algumas turmas conseguiram se organizar e trabalhar melhor em equipe, teve até uma turma que fez um grito de guerra”, conta a coordenadora. 

Ainda de acordo com Paola Biselli, o desempenho dos alunos na gincana é um excelente parâmetro para o MackSTRL, programa de desenvolvimento e acompanhamento de competências socioemocionais para todos os alunos da Universidade, visto que o mercado de trabalho busca a soma de competências técnicas e competências socioemocionais, como trabalho em equipe, boa comunicação e liderança. “Queremos que eles se engajem nesse programa também e, por isso, reunimos maior integração entre os alunos no Pró-Calouro e no MackSTRL”, afirmou Paola. 

No encerramento da gincana, os calouros participaram de uma dinâmica com gravação de conteúdo para as redes sociais do Mackenzie, com a trend da música Acorda Pedrinho, da banda Jovem Dionisio. Confira o resultado aqui!

Confira o que falaram sobre a participação no Desafio do Calouro 

Lucas Queiroz de Sousa Daniel, calouro do curso de Direito da UPM 
“Achei legal a iniciativa de sermos calouros do Mackenzie, mesmo as pessoas que vieram de transferência. O desafio foi mais difícil do que eu esperava, mas gostei muito de participar”. 

Marcelo Silva Oliveira, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM 
“A gincana foi a melhor coisa que aconteceu, em termos de recepção, nesses últimos anos. Fui responsável por uma sala e o desafio motivou os alunos, que se integraram, souberam um pouco da nossa história. Foi maravilhoso”.