Cultura

Comunicação e Letras é o sétimo volume da Coleção 150 anos de Mackenzie que será lançado pela Editora Mackenzie

A obra faz parte da comemoração do sesquicentenário da Instituição

07.10.202115h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Comunicação e Letras é o sétimo volume da Coleção 150 anos de Mackenzie que será lançado pela Editora Mackenzie

A Editora Mackenzie promoverá, no dia 14 de outubro, o lançamento do livro Comunicação e Letras, organizado pelos professores André Cioli Taborda Santoro, José Alves Trigo, Marcos Nepomuceno Duarte e Osvaldo Takaoki Hattori, do Centro de Comunicação e Letras (CCL), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). A obra é o sétimo volume da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo, escrita por docentes e personalidades de relevância, nos diversos campos do conhecimento, compreendidos por estas, em comemoração ao sesquicentenário da instituição.

A obra foi concebida e desenvolvida tendo como ponto de partida o acervo do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) – responsável por promover a preservação da memória da instituição, que é catalogado de acordo com o que preconizam as melhores técnicas de museografia, museologia e conservação preventiva. O CHCM está sediado em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade e do Estado de São Paulo (em razão de sua relevância histórica e arquitetônica por ter abrigado a primeira escola privada de Engenharia do Brasil).

O livro discute as mudanças pelas quais a cidade de São Paulo passou sob a perspectiva da repercussão das diferentes publicações que o Mackenzie patrocinou ou editou nos seus 150 anos. Diante do grande número de publicações, preservadas sobretudo no CHCM, tornou-se necessário um profundo poder de síntese e seleção das obras mais representativas desse período.

Um olhar sobre essa pesquisa permite perceber a relevância histórica da Universidade nas transformações, formando cidadãos que participaram e participam ativamente dos mais diferentes setores da sociedade brasileira. Os autores debruçaram-se sobre um conjunto específico de materiais e documentos que revelam a trajetória da comunicação dos diversos públicos da instituição ao longo dessa centenária trajetória. Folhetos, anúncios de jornais, revistas, flâmulas, formulários, materiais didáticos, registros de eventos, programas de rádio e de TV, enfim, um grande número de peças e ações comunicacionais que ao seu tempo registraram os esforços e o empenho de uma instituição de ensino que sempre buscou corresponder aos seus compromissos com a sociedade brasileira – especialmente no que toca ao binômio “educação e cidadania”.

Essa sociedade, especialmente se considerarmos a cidade de São Paulo em sua passagem do século XIX para o XX, transformou-se profundamente. Foi proclamada e implantada uma república que, se não alterou drasticamente os atores políticos aptos a exercer o poder, ao menos criou condições para que camadas excluídas da população pleiteassem seu direito de participação.

A riqueza originada com a produção e a exportação do café reconfigurou áreas inteiras da cidade, promoveu um processo de imigração sem precedentes no país e o acúmulo de capitais que alimentou um vertiginoso processo de industrialização refletido na expansão da cidade e suas periferias. Em todo o curso dessas mudanças, o Mackenzie estava presente, cumprindo seu papel de formação profissional qualificada e cidadã, sendo capaz de contribuir para rumos da história brasileira. Este livro, em sua diversidade de autores, objetos e abordagens, revisita o papel da comunicação nesses 150 anos de história do Mackenzie.

Sobre a coleção

Cada uma das obras da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo contempla as relações e a participação dos cursos das unidades acadêmicas da UPM no processo de construção da cidade de São Paulo nesse período, a contar da criação da Escola Americana em 1870, por meio de abordagens específicas para cada curso, relacionadas com a temática Educação, Cidade e Sociedade.

 

Na ocasião, haverá também o lançamento de outros dois volumes da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo, tendo como temas abordados arte e cultura; e religião e confessionalidade.