O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Evangélico Mackenzie (HUEM) completou 27 anos de atividades em dezembro com uma ótima notícia. De acordo com a responsável técnica do banco, a enfermeira Ana Lúcia dos Anjos Lima da Silva, mesmo com as festividades de fim de ano, o BLH encerrou 2025 com os estoques de leite acima da média.
“Esse volume armazenado nos garante uma margem de segurança essencial para enfrentar os meses mais difíceis do outono e do inverno, época em que o número de doações costuma cair drasticamente”, comemora Ana.
Segundo a enfermeira, a manutenção do serviço exige um rigor que vai além da captação do leite. “É um desafio diário que ultrapassa a questão da quantidade. Para garantir a segurança dos recém-nascidos, o leite deve ser coletado seguindo rigorosas técnicas de higiene sanitária antes de ser pasteurizado e distribuído. Historicamente, enfrentamos dois grandes gargalos: o inverno, estação em que o risco de contaminação externa por fibras de cobertas, lãs e cabelos aumenta; e as férias e as festas de fim de ano, quando as doações diminuem consideravelmente”, explica.
Ana atribui a manutenção dos estoques em alta ao trabalho em equipe. “Esse resultado é fruto do empenho de uma equipe multiprofissional dedicada, que atua desde a orientação às doadoras e a realização das coletas domiciliares até o cuidadoso processamento e a distribuição do leite. Esse esforço conjunto garante que o banco cumpra sua missão de auxiliar na recuperação de prematuros e transformar o futuro de centenas de crianças e suas famílias”, afirma.
Interessadas em fazer doações ao Banco de Leite Humano do HUEM podem entrar em contato pelo telefone (41) 98826-4682 ou pelo número 3240-5000, ramal 5117.





