Universidade

Aula Magna do curso de Design é marcada por troca de aprendizado e experiências

Antigos mackenzistas palestraram no evento

22.03.202413h53 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aula Magna do curso de Design é marcada por troca de aprendizado e experiências

No dia 20 de março, aconteceu, por meio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo & Design (FAU), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), a Aula Magna do curso de Design, que abordou o tema “Desenhando seu futuro”, visando a entrada dos alunos no mercado de trabalho. O evento foi realizado no Saguão do prédio da FAU, no campus Higienópolis e contou com a palestra dos antigos alunos do curso: Benson Chin, Luiz Torreão e Thobias Daneluz.

Os mackenzistas convidados têm uma vasta experiência no mercado de design: Benson Chin se formou em 2010, é designer gráfico e ilustrador, seu trabalho envolve graffiti, arte urbana, serigrafia e histórias em quadrinhos (HQ), chegou a fazer trabalhos para grandes marcas, como a Jeep, Bic, Havaianas, Gatorade, entre outras. Além de seu projeto “Casa Locomotiva”, um estúdio e escola de arte localizado na Vila Madalena.

Luiz Torreão se formou em 2020, é Senior Stylized Environment Concept Artist na Room 8 Studio, fez trabalhos para marcas, como Puma e CCXP, além de diversos cenários para o universo do videogame. E Thobias Daneluz se formou em 2016, é ilustrador e design gráfico, fez trabalhos para grandes marcas, como o McDonald's, Warner Bros, entre outras, bem como sua websérie “Sociedade da Virtude”.

Daneluz deu uma dica valiosa aos estudantes, sobre como entrar, de fato, no mercado de trabalho, e como ter um relacionamento com grandes marcas. “Pode ser difícil aparecer oportunidades no começo, mas a partir do momento que você começa a mostrar seu trabalho, principalmente quando tem um portfólio on-line, Instagram ativo, etc., os trabalhos começam a aparecer. Funciona como uma escada, quanto mais projetos interessantes você começa a desenvolver, mais sobe e vislumbra outras possibilidades, começando a atrair projetos maiores”, destacou ele. 

Chin ressaltou a importância de ter uma compilação dos principais trabalhos e de se adaptar aos diferentes projetos. “Além de ter um portfólio com a sua linguagem, que tenha se desenvolvido ao longo dos anos, é importante ter um mais técnico, dois separados, para mostrar que você, como profissional, se adapta às oportunidades”, pontuou ele.

Torreão complementou comentando a relevância de mostrar, também, os processos de criação. “A arte final, hoje em dia, é fácil ser feita com uma qualidade bacana, usando os caminhos existentes. Mas um diferencial é mostrar os processos criativos, o trânsito também, o feedback”, salientou.

“Nós convidamos para participar dessa aula magna três egressos que se formaram na UPM. Eles têm uma experiência farta em design gráfico nas áreas de desenho, HQ, ilustração, games e animação. Nós, os professores que fazemos a gestão dos cursos, escolhemos uma aula diferente, em um formato não só de palestra, mas de interação com os alunos”, enfatizou a coordenadora do curso de Design, Nara Martins.

Os convidados fizeram uma pequena apresentação, cada um falando de seu percurso profissional e propondo, na sequência, um workshop, uma “sessão mão na massa”, na qual os alunos puderam desenhar, junto com os palestrantes, estimulando a expressão do design.

O organizador do evento, professor Marcos Aurélio Castanha, salientou a conexão entre os alunos e os convidados da noite. “É super importante essa aproximação. Os egressos vieram contar um pouco dessa experiência profissional, de como é compor, construir, criar tendências, desenvolver materiais para indústria de entretenimento. Isso ‘acende uma chama’ nos alunos, principalmente nos calouros. Os alunos tiveram contato com esses grandes profissionais de uma forma muito amigável, criando essa conexão. Somos todos mackenzistas, afinal”, completou ele.