Atualidades

Alunos do Mackenzie em Brasília fazem aula de Filatelia

Objetivo foi aproximar estudantes da prática de colecionar selos e seus benefícios no processo educacional

24.09.201918h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos do Mackenzie em Brasília fazem aula de Filatelia

O Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) recebeu a visita dos Correios, nos dias 17 e 19 de setembro, para que os alunos 2º, 3º e 4º ano, do Ensino Fundamental, pudessem conhecer a Filatelia, estudo e coleção de selos. Os funcionários contaram um pouco da história desta ciência.

"Etimologicamente, formada das palavras gregas phílos (amigo, amador) e atelês (livre de qualquer encargo ou imposto), a Filatelia é normalmente definida como o ato de colecionar selos, especialmente aqueles considerados raros. Mas, muito mais do que um hobbie de colecionismo, é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte que apaixona pessoas dos mais diversos lugares do mundo”, explica, institucionalmente, os Correios. 

 Além de colecionar materiais raros, comemorativos ou relacionados à alguma memória afetiva, os filatelistas também resgatam questões históricas, políticas, sociais e até biológicas. “É uma ferramenta muito importante para as crianças, porque auxilia no processo de educação, promovendo o interesse, a pesquisa, o aprendizado de coisas novas, isso além do questão do lazer, do foco e da atenção”, explica a professora Maria Aparecida Silva, que coordena o Clube Filatélico MackStamps.

 Os alunos têm a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos deste encontro e  desenvolver atividades no Clube Filatélico MackStamps George Chamberlain.

 Mackstamps

 Com lançamento de selo personalizado e carimbo comemorativo, em relação aos 143 anos do Mackenzie, o Mackstamps foi inaugurado, oficialmente, no dia 4 de outubro de 2013.

O Clube Filatélico MackStamps George Chamberlain, que homenageia o missionário e fundador do Colégio, busca despertar o interesse das crianças pela Filatelia, considerada um fator de integração social, comunicação, intercâmbio cultural, de pesquisa e oportunidade de estudos referentes às várias particularidades do selo postal. O grupo se reunirá todas as terças e quartas de 12h10 às 13h e de 18h10 às 19h.

“A Filatelia não se desenvolve apenas nos encontros do MackStamps, vai além. É algo que a criança vai fazer em outros momentos, principalmente com a família. Por isso, a ideia é que também possamos trazer para o clube os pais, irmãos, primos, tios… Havendo o interesse, abriremos o clube, também, aos sábados pela manhã”, concluiu a professora.