Oportunidade

Abertura de Semana Internacional debate competências interculturais

Habilidades de conviver em situações de contato com outras culturas é essencial para quem pretende ter uma carreira internacional

20.09.202214h52 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Abertura de Semana Internacional debate competências interculturais

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) iniciou nesta segunda-feira, 19 de setembro, a 2ª Semana Internacional com uma palestra on-line sobre a importância das competências interculturais para a formação acadêmica em nível global. O evento vai até sexta-feira, 23 de setembro, e contará com diversas ações, palestras e iniciativas.

Na palestra Intercultural Competence: What, Why, How?, ministrada pela responsável pelo Centro de Aprendizagem, Mentoria, Avaliação e Pesquisa Intercultural da Universidade de Purdue (nos EUA), Kris Acheson-Clair, foi discutido como a capacidade de se comunicar e conviver entre outras culturas é importante para quem deseja ter uma formação acadêmica internacional ou construir uma carreira profissional global. A professora discutiu diversas maneiras de se desenvolver essas características e evidenciou quais são as qualidades que marcam as competências, que são muito analisadas pelos recrutadores de universidades estrangeiras. 

Kris Acheson-Clair definiu as competências interculturais como a “capacidade de se comunicar e se comportar em interações interculturais, em que todas as partes considerem isso de forma efetiva, apropriada e satisfatória”. Ainda de acordo com a professora, as competências seriam da ordem do conhecimento (formas de pensar), skills (formas de fazer) e atitudes (formas de sentir). “É importante para as pessoas sentirem e compreenderem umas às outras”, apontou a docente.

A 2ª Semana Internacional é uma oportunidade para os mackenzistas de todos os níveis (graduação e pós-graduação) conhecerem melhor o processo de internacionalização da UPM. Não perca essa chance! Consulte agora mesmo a programação e faça sua inscrição aqui.