Saúde e Bem-Estar

A relação entre saúde e o sucesso acadêmico

Série de webinars tratou de como hábitos saudáveis ajudam nos estudos

23.03.202111h35 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

A relação entre saúde e o sucesso acadêmico

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, durante o mês de março, uma série de webinars com o tema Saúde e Sucesso Acadêmico. Os encontros discutiram diversos hábitos saudáveis e como eles são fundamentais para o bom aproveitamento dos estudos. 

Os temas das lives foram: Saúde Mental; Sono e Atividade Física; Estratégias de Estudos; Alimentação; Práticas Integrativas. “Diversos índices de saúde possuem relação direta com o desempenho cerebral e, portanto, com o processo de aquisição do conhecimento. Nosso programa tem focado estratégias que possuem validação científica”, afirma o coordenador do curso de Fisioterapia e um dos organizadores da série, professor Marcelo Fernandes. 

De acordo com o professor, discutir esses assuntos é importante, pois, diante das demandas universitárias, existe a tendência de se colocar a saúde em segundo plano. Relembrá-las é, portanto, uma forma de garantir um pleno sucesso na caminhada acadêmica e profissional. 

“Vivemos em um mundo no qual tivemos que aprender a realizar várias atividades ao mesmo tempo. As demandas contemporâneas ligadas ao desempenho pessoal, acadêmico e social, associado a uma vida hiperconectada, acabam por nos afastar de um cuidado pessoal, envolvendo coisas que, embora pareçam básicas (ex. sono, atividade física, alimentação, bem-estar mental, entre outras), são a base para construirmos uma estrutura física e mental capazes de superar os desafios atuais”, afirma. 

Foi justamente essa tendência em isolar os hábitos saudáveis do cotidiano estudantil que motivou a realização da série. O professor Fernandes explica que a ideia surgiu de um grupo de professores do CCBS que investigam, há mais de cinco anos, fatores que impactam o processo de aprendizagem. Desde 2017, eles utilizam o programa de extensão Saúde e Sucesso Acadêmico para divulgar e discutir com estudantes, de nível médio e universitário, quais são estes fatores e como algumas decisões ligadas ao estilo de vida, à rotina, aos hábitos e às estratégias de estudo podem ajudá-los a melhorar o aproveitamento da vida acadêmica. 

Os encontros foram estruturados para promover a interação entre palestrantes e o público. No tema Saúde Mental, por exemplo, foram apresentadas algumas estratégias que se pode buscar, interna e externamente, e ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse, como forma de encontrar o equilíbrio pessoal. A alimentação, outra temática trabalhada, é um elemento que, além de promover proteção de diversos estados inadequados de saúde, pode favorecer nossa atividade cerebral, quando bem ajustada. 

Últimas Palestras

Se ainda não participou de nenhuma palestra, ainda dá tempo de acompanhar as duas últimas. Nesta terça-feira, 23 de março, o webinar terá o tema Práticas Integrativas, que tratará sobre hábitos voltados para integração pessoal por meio de aromaterapia, chás, fitoterapia, entre outros. Na quinta-feira, dia 25 de março, será a vez de Gestão Financeira, afinal, questões relacionadas à economia e às finanças pessoais podem se tornar uma fonte de estresse. Os encontros são sempre na plataforma do YouTube, às 17h30.