A foto mostra uma piscina, mas o foco está somente na água, com uma luz do sol refletindo.
Esporte

5 curiosidades sobre o nado artístico

Confira a lista feita pela professora de educação física Simone Formiga 

23.07.202110h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

5 curiosidades sobre o nado artístico

O nado artístico é uma modalidade esportiva olímpica, que conta com dança e ginástica, ao mesmo tempo, tudo dentro d’água. Apesar de ser famoso, ele ainda apresenta diversas curiosidades para sua realização. Conversamos com a professora de educação física e técnica da equipe de nado artístico do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília, Simone Formiga, que listou cinco fatos singulares sobre a modalidade. Confira:

1. Gelatina incolor e sem sabor no cabelo 

“Aquele pozinho usado para dar consistência nas sobremesas, no nado é dissolvido em água quente depois passamos no cabelo e ele funciona como um gel, fixando para que nenhum fio de cabelo saia do lugar. Então, após dissolvido, é passado no cabelo e o penteado fica impecável. A menina pode entrar na água tranquila que os fios não saem do lugar. É interessante porque depois, por conta da gelatina, o cabelo fica com muito brilho e sedoso”. 

2. Maquiagem à prova d’água 

“Para não borrar, usamos maquiagem à prova d’água nas competições. Geralmente são escolhidos produtos que não saem dentro da piscina. Não usamos uma marca específica de maquiagem, mas  tudo tem de ser à prova d’água como o rímel, o lápis, a sombra, tudo”. 

3. Música embaixo d’água 

“As meninas escutam a música embaixo d’água. Usamos um aparelho subaquático, uma caixa de som que é acoplada a outra caixa de som fora da água. Por exemplo, se eu falo no microfone as meninas conseguem ouvir mesmo se estiverem de ponta cabeça dentro d’água e simultaneamente quem estiver fora da piscina também escuta”. 

4. Memorização de números e movimentos 

“Isso é uma outra curiosidade, tem gente que pergunta como nós conseguimos fazer tudo igual e ao mesmo tempo. A resposta é: através dos números. Então, por exemplo, no um levanta o braço, dois desce o braço, três gira o braço e assim vai. É uma memorização de números e movimentos. As meninas contam os números e conversam debaixo da água, elas contam o tempo inteiro a coreografia ali mesmo”. 

5. Grampo de nariz 

“Nós usamos o clip nose, que para as pequenas chamamos de narizinho. É o que prende o nariz e evita que a água entre nas vias nasais, poucas atletas conseguem fazer sem isso. Existe a possibilidade do clipe cair no meio da apresentação, por isso elas sempre pulam na água com um reserva preso no maiô. Treinamos para que caso isso aconteça, elas consigam terminar o que estavam fazendo para depois colocar o outro dentro d’água mesmo”.