Mackenzie Alphaville participa de competição internacional de investimentos

Compartilhe nas Redes Sociais
De maneira inédita, estudantes do Colégio e da Universidade formam equipes para participar do Global Trading Challenge 2025; evento contou com a participação do escritor, empresário e conselheiro do Mackenzie, Maurício Melo Meneses

16.10.2025


A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) campus Alphaville e o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré, organizaram, no último sábado, 04 de outubro, o evento que marcou o lançamento oficial da Comunidade Bloomberg UPM e CPM Alphaville e do Global Trading Challenge (GTC) 2025, competição internacional em que estudantes são desafiados a realizar investimentos a partir da plataforma Bloomberg Terminal. Neste ano, serão mais de 2.500 equipes de 47 países.

Na abertura do evento, o escritor, empresário e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Maurício Melo de Meneses, compartilhou ensinamentos relevantes de sua trajetória, destacando a importância do foco ao traçar objetivos e em como alcançá-los por meio do estudo e da integridade de valores. “Para fazer a diferença, é preciso ser resiliente. Não ter vergonha de tentar, tentar e tentar”, declarou.

Entusiasmados com a competição, os estudantes ouviram atentos à palestra proferida pelo empresário, que elencou pontos-chave para os estudos e que servirão como base durante o Global Trading Challenge: busca por excelência, prática e estágio, networking, competição saudável e leitura e estudo contínuos. Meneses fez questão de salientar: “Quem lê, sabe mais”.

Ao final de sua palestra, o escritor surpreendeu os participantes com diversas premiações e revelou que sua empresa doará a passagem e a hospedagem para o vencedor de um concurso sobre os pensamentos econômicos de João Calvino, da Universidade de Chicago e da Escola Austríaca. O ganhador participará de um congresso em Grand Rapids, na Universidade Acton, em Chicago, nos Estados Unidos. Durante dinâmica com a plateia, houve distribuição de livros de autoria de Meneses, como o prestigiado Rondon, o Marechal da Paz e Cristianismo Reformado - Uma História Contada por Meio da Filatelia, além de títulos como A Economia das Parábolas, a Bíblia de Estudo de Genebra e Novo Testamento com Salmos e Provérbios.

Como será a GTC 2025?

Pela primeira vez, dois times compostos por estudantes do Colégio participarão do GTC. Eles irão somar esforços aos 12 grupos da Universidade na unidade Alphaville. As equipes terão a missão de montar planos de investimentos, pensar em estratégias de geração de retorno e executar negociações em uma rede fechada, tudo isso com base em dados reais e eventos que acontecem ao redor do mundo, capazes de influenciar os investimentos.

O professor da UPM e coordenador da Comunidade Bloomberg, Maurício Takahashi, afirma que o projeto incentiva os alunos a serem cidadãos do mundo, ao ensiná-los a compreender o cenário global. “A iniciativa é muito interessante. Estar nesse conjunto em que a informação vira decisão, e saber que isso movimenta muita coisa no mundo, é conseguir descortinar algumas decisões que vão acontecer por meio da informação baseada em dados”, destaca Takahashi.

Alinhada às demandas globais e ao compromisso da instituição com a inovação e a formação dos estudantes, a ação representa mais uma iniciativa do Mackenzie, que atua de maneira integrada no ensino, criando uma trilha contínua de aprendizagem e liderança servidora, apoiada na pesquisa acadêmica e na tecnologia de ponta.

O evento de lançamento das equipes contou com a presença do reverendo José Roberto, da Capelania; do diretor da UPM campus Alphaville, Anaor Carneiro; da diretora do CPM Tamboré, Tania Calazans; do coordenador da Comunidade Bloomberg, Maurício Takahashi; e do decano de Finanças, Wilson Nakamura.

No ano passado, a UPM campus Alphaville conquistou destaque internacional no Bloomberg Global Trading Challenge, sendo premiada como equipe campeã regional da América Latina e ficou em 8º lugar no ranking mundial, entre 2.453 equipes de 396 universidades em 46 países.