As escadarias do Seminário Presbiteriano do Sul foram palco da 13ª edição da Cantata Natal, um Grito de Paz!, apresentada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, em parceria com a Prefeitura de Campinas e a Secretaria Municipal de Cultural e Turismo, na noite de 01 de dezembro.
Inspirada na celebração do anúncio mais transformador da história, a Cantata apresentou músicas cristãs clássicas de Natal, com a apresentação de dois corais: o infantil, do Grupo Primavera, que recebe crianças, adolescentes e jovens do Jardim São Marcos, bairro de Campinas, sob a regência da maestrina Luciana Vieira; e o NGP, formado por moradores do munícipio e região, sob a regência dos maestros Danilo Demori, Antônio Carlos, Wanilton Mahfuz, e da maestrina Suzana Cabral.
O coral infantil iniciou a apresentação com três canções, seguidas pelo coral NGP, que alegraram o público presente com uma sequência de dez músicas, entre elas “Como não entoar o teu louvor”; “Glória”; “Um milagre aconteceu”; e “Fraternidade do Natal”. Segundo o capelão universitário, reverendo Jabis Ipólito, “irmãos e irmãs se reúnem para cantar o Natal, uma data tão importante, pois o nascimento de Jesus possibilita a união e a busca pelo legado da paz”.
O encerramento da Cantata ficou marcado pelas canções “O Natal é tempo de amar” e “Noite feliz”, interpretadas pelas vozes das crianças e dos adultos. “A paz do Natal é para todos os povos, em todos os tempos, e essa boa nova continua transformando vidas e corações”, afirmou o reverendo Jabis ao apresentar o momento de união dos dois corais.
O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Caldas, disse que celebrar o Natal, para ele, é sempre uma experiência íntima e única. “Quando junta com o Seminário e uma mensagem de esperança para a cidade, vai de encontro com aquilo que o Mackenzie é. A nossa confessionalidade se expressa também em arte, é uma oportunidade maravilhosa de mostrarmos para todos, com excelência, um pouco do Natal de Jesus Cristo”.
O chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro, em sua saudação, questionou o público presente sobre o que é um Natal feliz. Segundo ele, “é um Natal com Jesus, onde Ele é o grande homenageado. Nesta festa bonita, que ano a ano a Prefeitura de Campinas, junto com o Mackenzie, oferece para a cidade, nós queremos realçar o papel do aniversariante, aquele que celebramos. O meu desejo é que, em sua casa, seja um Natal em que o centro sempre seja Jesus”, disse.
O diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professor Leopoldo Soares, afirmou que a Cantata é muito importante para o campus Campinas, sendo “uma ação de integração com a Prefeitura, articulação com a Secretaria de Cultura e engajamento com a comunidade, com a chance de mostrar o Mackenzie e seus valores, a partir da arte e da música”.
Estiveram presentes o diretor de Administração do IPM, Eduardo Abrunhosa; o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPM, Cleverson Pereira de Almeida; e a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli. Participaram do instrumental o baterista Rodrigo Benati e o contrabaixista Fábio Padoan.











