Grupos Emergentes

Certificados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

Os grupos emergente serão incluídos no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil que se trata de um inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. 

Qual a importância do Cadastro no Diretório dos Grupos de Pesquisa?

É um eficiente instrumento para intercâmbio e troca de informações. Com precisão e rapidez, é capaz de responder quem é quem, onde se encontra, o que está fazendo e o que produziu recentemente.

Seja no nível das instituições, seja no das sociedades científicas ou, ainda, no das várias instâncias de organização político-administrativa do país, as bases de dados do Diretório são fontes inesgotáveis de informação, desta forma, é uma poderosa ferramenta para o planejamento e gestão das atividades de ciência e tecnologia.

Sendo recorrente a realização de censos (frequência bi-anual), as bases de dados resultantes representam um importante papel na preservação da memória da atividade científico-tecnológica no Brasil.

Os projetos e a produção do conhecimento gerados pelos grupos de pesquisa emergentes devem enquadrar-se nas linhas de pesquisa da UPM.

Os grupos emergentes de pesquisa devem ser alçados à qualidade de grupos consolidados de pesquisa ao atenderem aos critérios estabelecidos para esses grupos, após permanecerem por quatro anos na categoria de grupos emergentes.

Farão parte do diretório de grupos de pesquisa do CNPq apenas os grupos consolidados de pesquisa e os grupos emergentes de pesquisa.

A Coordenadoria de Fomento à Pesquisa manterá ações de apoio aos grupos emergentes, objetivando a qualificação da pesquisa e a conversão de grupos emergentes de pesquisa em grupos consolidados de pesquisa. 


Conheça os Grupos Emergentes de Pesquisa da UPM

 

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS

Centro de Comunicação e Letras – CCL

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CCSA

Centro de Ciências e Tecnologia - CCT

Centro de Educação, Filosofia e Teologia – CEFT

Escola de Engenharia – EE

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU

Faculdade de Computação e Informática – FCI

Faculdade de Direito - FDIR

 

Prezado líder, mantenha as informações do seu grupo atualizadas!