Atualidades

Práticas de governo na América Latina e as implicações econômicas, políticas e sociais

Cientista político e economista debateram o tema na abertura do VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica

11.11.202211h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Práticas de governo na América Latina e as implicações econômicas, políticas e sociais

A cerimônia de abertura do VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica, do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), em conjunto com o Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), aconteceu na última terça-feira, dia 08 de novembro, no auditório Mackgraphe, campus Higienópolis.

O moderador da palestra, Vladimir Fernandes Maciel, coordenador do CMLE, recebeu os convidados Bolívar Lamounier, cientista político e membro do Comitê Assessor Acadêmico do Clube de Madri, e Alexandre Padilha, economista e presidente diretor associado interino do Departamento de Economia da Metropolitan State University of Denver, para o debate sobre Práticas de governos na América Latina.

Segundo Bolívar Lamounier, o conceito de populismo, prática recorrente na gestão de políticas públicas em países da América Latina, parte de um líder político, ocupando ou não um cargo eletivo, sendo ou não o presidente, faz um apelo direto à massa de eleitores para que se designe a ele e, assim, pressione e enfraqueça os poderes. “O populismo é, sempre, uma ameaça à economia e a democracia”, afirmou Bolívar.

O economista Alexandre Padilha falou sobre os diferentes conceitos do populismo no mundo. “O problema da definição do populismo é catalisar muito bem a esquerda, predominante na América Latina, diferente do populismo na Europa, mais a direita, ou pensar nos Estados Unidos, com maior ênfase no nacionalismo”, disse Padilha.

Os debatedores discutiram também sobre as manifestações do populismo e como as decisões políticas econômicas se fazem presentes nessa prática. Em sua saudação, o coordenador do CMLE falou sobre a retomada do Fórum no formato presencial: Os últimos dois anos nós fizemos na modalidade on-line. É um desafio promover o evento porque o mundo que tínhamos antes, não é necessariamente o mundo que temos hoje”, afirmou Maciel.

As autoridades presentes foram: o pró-reitor de Controle Acadêmico, Wallace Tesch Sabaini, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; e Fábio Ferreira Durço, coordenador de Educação Continuada, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello.