Músico tocando guitarra.
Atualidades

O som do Pará no Mackenzie

Música no Hall receberá Gileno Foinquinos, Ricardinho Paraíso e Jabes Felipe em um repertório autoral e que celebrará a região Norte do Brasil

16.05.202217h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

O som do Pará no Mackenzie

O Música no Hall, projeto realizado pelo Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), será realizado no dia 18 de maio, às 12h, no Hall do Ed. Modesto Carvalhosa, prédio 45 da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) campus Higienópolis. O tema da próxima edição serão os festejos, as canções, tradições e a cultura do Pará e contará com apresentação de Gileno Foinquinos, na guitarra e voz, Ricardinho Paraíso, no contrabaixo, e Jabes Felipe, na bateria. O evento é gratuito e aberto ao público, garanta já o seu ingresso aqui.

Pelas mãos do músico, compositor, produtor e arranjador Gileno Foinquinos, a guitarrada, instrumento tradicional na região, traz a tropicalidade de vários ritmos caribenhos, como o zouk e o merengue, e misturas de ritmos brasileiros, como maxixe e samba com uma sonoridade dançante e contagiante. Ao longo da carreira, o cantor trabalhou ao lado de grandes nomes da música, como Roberto Carlos, Fafá de Belém, Sebastião Tapajós, Elza Soares, Maria Rita, Leo Maia e Lia Sophia.

“Um artista sempre tem uma forma de colorir a música. No meu caso, sou muito influenciado pelos ritmos do Norte do nosso país. Ele está presente em todo o meu trabalho, nos meus solos e nas minhas composições. A guitarrada é uma das minhas formas de expressão”, diz Gileno Foinquinos, idealizador do projeto Sr. Maxixe.

O projeto Sr. Maxixe consiste em apresentações musicais onde o artista desenvolve suas composições, que carregam suas vivências e pesquisas sobre a música paraense. A ideia surgiu a partir da concepção de que a guitarrada, como gênero originado na região norte, pode transpor as divisas regionais e estabelecer trocas culturais com outras regiões do Brasil e, assim, reúne composições, instrumentais e/ou acompanhadas por letras.

“Nós estamos ansiosos para o Música no Hall e cheios de energia para transmitir ao público o som do Pará, mostrar um pouco de como comemoramos as festas no Norte e passar a alegria que esses ritmos possuem”, completou Gileno Foinquinos.

Serviço
Música no Hall: Pará - Gileno Foinquinos, Ricardinho Paraíso e Jabes Felipe

Ingresso gratuito: reserve aqui
Local: Edifício Modesto Carvalhosa, prédio 45 – no campus Higienópolis da UPM
Entrada pelas ruas da Consolação, 930; Maria Antônia, 307; Piauí, 130 ou Itambé, 143
Data: dia 18 de maio
Horário: às 12h
Redes sociais do CHCM: @chcmackenzie