Cultura

Notas Musicais interpreta peça de compositor dinamarquês

Vídeo apresenta trecho de musical Aladdin interpretado por orquestra

07.10.202216h45 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Notas Musicais interpreta peça de compositor dinamarquês

A nova edição do Notas Musicais, programa produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), traz para a tela uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba da Suíte Aladdin, composta pelo dinarmaquês Carl August Nielsen. O vídeo conta com os comentários do maestro e coordenador do CAC, Parcival Módolo. 

Considerado um dos nomes mais conhecidos da música dinamarquesa, Nielsen compôs a peça após ter sido convidado para escrever as canções de cena de um teatro que foi montado sobre Aladdin. Tempos depois, ele separou partes importantes numa suíte, uma sequência de partes independentes e transformou em algo único

“É a história de Aladdin e a lâmpada maravilhosa. Ele passa em vários lugares e é isso que nos interessa. Ele começa por uma dança festiva oriental, depois vem uma dança da névoa matinal, depois hindu, chinesa. Misturava-se as culturas orientais da época”, explica o maestro. 

No vídeo apresentado, a Orquestra interpreta a sétima e última parte da Suíte, chamada de Dança Negra. 

O vídeo da Orquestra Sinfônica de Piracicaba interpretando a Suíte Aladdin de Carl August Nielsen já está disponível no YouTube.

<iframe allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen frameborder="0" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/0b1kivmfO80" title="YouTube video player" width="560"></iframe>