O mel de abelha é um alimento funcional e versátil, que pode ser incluído com equilíbrio para deixar a alimentação mais saudável. Rico em nutrientes, antioxidantes e compostos bioativos, o mel oferece uma série de benefícios para o organismo e se destaca não só como adoçante natural mas também como um grande aliado no cuidado com a saúde.
Produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores, o mel é composto majoritariamente por carboidratos, como a glicose e a frutose. Ele também contém pequenas quantidades de vitaminas C, ácido fólico, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, aminoácidos e compostos antioxidantes, como flavonoides e ácidos fenólicos.
“O mel é um alimento nutritivo e cheio de benefícios para a saúde e bem-estar. É importante escolher um mel puro e de qualidade, produzido conforme normas sanitárias. Versões industrializadas podem conter aditivos químicos e até xarope de glicose, o que reduz seu valor nutricional. Ler o rótulo do produto é sempre uma boa prática quando se fala em consumo consciente”, ressalta Márcia Nacif, professora Drª do curso de Nutrição.
Suas características nutricionais e sensoriais ( sabor, acidez, doçura e aroma) podem variar conforme a origem floral, espécie da abelha, clima, região geográfica e estação do ano e, por este motivo ele dispõe de algumas variedades, como o mel de laranjeira, eucalipto e silvestre, cada um com características próprias.
Principais benefícios do mel
1. Fortalece o sistema imunológico
O mel estimula a produção de anticorpos e outras células de defesa, ajudando o corpo a combater vírus, bactérias e fungos. É um excelente aliado na prevenção de gripes, resfriados, sinusites e outras infecções.
2. Fonte natural de energia
Rico em açúcares simples, o mel é rapidamente absorvido pelo organismo, sendo uma excelente fonte de energia para atividades físicas.
3. Alivia dores de garganta e tosse
Sua textura e propriedades antimicrobianas ajudam a proteger a garganta, reduzindo inflamações e aliviando a tosse. Dois chás comumente indicados são mel com limão ou com gengibre.
4. Contribui para uma pele saudável
Aplicado topicamente, o mel age como hidratante natural, ajuda a reter água na pele e tem ação antibacteriana, sendo útil no tratamento de acne, ressecamento e pequenas lesões.
5. Ajuda a melhorar o sono
Por estimular a produção de serotonina e melatonina, o mel pode contribuir para noites mais tranquilas. Uma colher de chá no leite morno ou no chá de camomila é uma combinação perfeita.
“Mesmo com todos os seus benefícios, o mel deve ser consumido com moderação já que é rico em calorias em açúcares. Se consumido em excesso, o mel pode contribuir para o ganho de peso e elevar os níveis de açúcar no sangue, devendo ser consumido com cautela, principalmente por diabéticos”, destaca Márcia.






