Mackenzie inaugura Laboratório de Habilidades para curso de Fisioterapia

Espaço é voltado para reabilitação e fortalecimento muscular, esquelético e neurológico 

02.04.202417h36 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie inaugura Laboratório de Habilidades para curso de Fisioterapia

Na última semana, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) inaugurou o novo Laboratório de Habilidades, dedicado ao curso de Fisioterapia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).  

Instalado na Rua Maria Antônia, 163, o espaço promete contribuir para o processo de reabilitação de pacientes, proporcionando um ambiente adequado para o desenvolvimento prático dos alunos. Sua localização está próxima aos demais laboratórios de habilidades do curso, permitindo assim a integração no plano terapêutico dos pacientes atendidos na Clínica Escola e nos Projetos de Extensão à Comunidade. 

De acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia, Marcelo Fernandes, o espaço foi estrategicamente projetado para fortalecimento muscular, por isso, os equipamentos oferecem recursos específicos para a reabilitação de afecções musculoesqueléticas e neurológicas.  

Sobre os equipamentos adquiridos para o novo espaço, Fernandes mencionou a cuidadosa seleção de recursos como leg-press, pulley costas, cadeira extensora e flexora, bancos para fortalecimento muscular, halteres, anilhas e racks. "Esta ampliação buscará a reintrodução mais segura e eficiente dos pacientes às atividades de vida diária e às atividades esportivas. Isso significará um paciente mais saudável e preparado para o retorno à sua vida pós lesão”, afirmou. 

Para o coordenador, o novo laboratório de habilidades vem respaldar importantes conhecimentos teóricos vistos em sala de aula. Desse modo, os alunos do curso poderão realizar a associação teórico-prática em seis instâncias distintas:  

  1. Atendimento complementar de pacientes acompanhados em nossa Clínica Escola de Fisioterapia;  
  2. Atendimento de pacientes nos Projetos de Extensão do Curso que acontecem no período vespertino;  
  3. Atendimento de pacientes de baixa complexidade dentro das nossas disciplinas de natureza prática; 
  4. Oficinas que acontecem no âmbito de nossas Ligas Acadêmicas;  
  5. Contexto de nossas aulas práticas;  
  6. Coleta de dados nos diversos projetos de pesquisa, seja no âmbito das iniciações científicas, trabalhos de conclusão de curso e dentro dos projetos de pesquisa docente. 

A inauguração do Laboratório de Habilidades representa um avanço significativo para o curso de Fisioterapia da UPM, consolidando o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a inovação no ensino da saúde.