Faculdades

Mackenzie Brasília inaugura curso modular de Relações Institucionais e Governamentais

Formação que capacita profissionais da iniciativa privada para dialogar com outras empresas e com o poder público para a defesa de interesses.

11.03.202209h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Brasília inaugura curso modular de Relações Institucionais e Governamentais

Saber negociar interesses estratégicos e objetivos institucionais com empresas e governos, estabelecendo diálogos para aproximação junto aos principais centros de decisão do País. Essa é uma das habilidades essenciais para o quadro de especialistas dos novos e antigos negócios que planejam a sobrevivência no mercado para os próximos anos. Ter profissionais capacitados para transitar entre stakeholders do Poder Público ou para conversar com os players que sustentam a cadeia produtiva e o nicho de atuação do empreendimento está entrando de vez na lista de prioridades das organizações.

“Estamos falando de ter uma pessoa capacitada para representar as narrativas e bandeiras corporativas, institucionais, nas arenas democráticas do país. Toda empresa precisa pensar, hoje, não só em ser sustentável economicamente, ter uma boa comunicação com seu público de interesse, assimilar tecnologias que contribuam para produtividade e proteção do meio ambiente, mas também em ter canais para conversar e defender suas bandeiras nos espaços de tomada de decisão. Isso é fundamental”, comentou Márcio Coimbra, cientista político e coordenador do curso de Pós-Graduação em Relações Institucionais e Governamentais da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília.

O curso está com inscrições abertas e retornou para mais um ano na FPMB com uma lista de professores renomados e com atuação de destaque entre as principais entidades do setor privado brasileiro. A grande novidade é que agora a especialização poderá ser realizada em módulos separados. Ou seja, a Pós-Graduação é dividida em quatro módulos distintos: “Inteligência Política”, “Direito Institucional”, “Comunicação Institucional”, “Política Institucional” e “Métodos e Técnicas de Pesquisa”, cada um com cinco componentes curriculares (veja a lista completa aqui), somando um total de 96 horas de aula – por Módolo. Cada um deles poderá ser cursado de forma independente, com certificação acadêmica. Mas para concluir o curso é preciso finalizar todos, incluindo o componente de “Métodos e Técnicas de Pesquisa”.

“Este é um novo formato com o qual a Faculdade está trabalhando, pensando essencialmente em uma adequação às novas velocidades, rotinas e disponibilidade das pessoas, após as disrupções experimentadas durante a pandemia do coronavírus. Esse padrão foi desenhado para atender às demandas urgentes, aos interesses pontuais e, também, à organização particular das pessoas, sem nenhum prejuízo no aprendizado. Garantimos aos estudantes 100% da excelência com a qual a nossa instituição está comprometida há 151 anos”, acrescentou a coordenadora de Pós-Graduação da FPMB, a professora Júlia Ximenes.

O objetivo central do curso é formar profissionais da iniciativa privada capazes de dialogar com o governo e capacitar gestores públicos na tarefa de ouvir a sociedade nas três principais dimensões estratégicas de trabalho: Direito, Comunicação e Inteligência, aprofundando o estudo de estratégias/práticas de RIG inclusive mediante vivências de internacionalização.