Responsabilidade Social

Mackenzie Brasília e Igreja Presbiteriana Nacional promovem ação social no Riacho Fundo II

Em dois fins de semanas, comunidade teve acesso gratuito a uma diversidade de serviços

26.09.202217h51 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Brasília e Igreja Presbiteriana Nacional promovem ação social no Riacho Fundo II

Numa associação beneficente entre na Igreja Presbiteriana do Riacho Fundo II e a Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília (FPMB) destinada aos moradores de baixa renda, foi realizada no dia 17 de setembro, o Dia Feliz. A parceria entre a igreja e a (FPMB) disponibilizou atendimentos jurídicos gratuitos, oficinas de capacitação e ainda atividades lúdicas para as crianças.

Na ocasião, esteve à disposição dos moradores a carreta da Defensoria Pública que tem como objetivo oferecer diversos serviços. O veículo, de iniciativa da própria Defensoria, tem acompanhado as últimas iniciativas da faculdade e conta com o apoio do Núcleo de Prática Jurídico (NPJ) da instituição.

Foram atendidas, dentre diversos processos, causas nas áreas do direito da família, trabalhista, direito do consumidor, previdenciário, injúria e ameaça. Para o próximo evento, a expectativa é de realizar mais 25 atendimentos. Após o Dia Feliz, o NPJ e a carreta da Defensoria participarão de mais uma atividade, dessa vez na região do Paranoá.

Ademais à promoção do serviço social, a ação tem como objetivo colocar em prática o conteúdo ensinado em sala de aula aos alunos mackenzistas de uma maneira humanizada, proporcionando uma experiência de cuidado com o próximo.

Desde o primeiro semestre, os estudantes fazem parte do laboratório em ações do mesmo tipo. “É uma oportunidade de aplicar a teoria à realidade brasileira. Além disso, viabilizamos o acesso à justiça a quem mais precisa: o cidadão hipossuficiente”, explicou o estudante do 4º semestre de Direito, Maurício Coelho Filho.

A programação contou ainda com cursos rápidos destinados à formação da população em diversas áreas e oficinas de panificação, materiais de limpeza, maquiagem, eletricidade básica e robótica. O objetivo é preparar os participantes para que possam agregar à renda familiar com novas oportunidades de emprego.

Além dos alunos mackenzistas, outras pessoas podem se voluntariar para participar do evento, como é o caso da oficial de justiça Denise Carvalho. Ela, que é fiel da igreja, comentou: “É uma proposta interessante e necessária para materializar o Direito na comunidade. É uma maneira de possibilitar a eles o primeiro contato com a Justiça pela orientação jurídica prestada”, comentou.

Juntamente aos educadores, participam do evento também importantes membros religiosos e outros especialistas que fornecem serviços de atendimento psicológico, aconselhamento espiritual e ainda orações. Uma forma de associar o ensino à fé cristã em seus princípios de fraternidade universal na ajuda ao irmão.

Neste tocante, o pastor Elson Pinto afirmou que a motivação prioritária é abençoar as pessoas com os atendimentos que alunos e fiéis possam oferecer. “Dessa forma, acreditamos que estaremos contribuindo com quem mais necessita para que eles possam, por conta própria, resolver pequenos problemas”, disse.

Foi a primeira vez que o Dia Feliz aconteceu na região. O projeto é antigo dentro da comunidade presbiteriana e já foi realizado no entorno de Brasília e em outros estados, como Bahia e Goiás.