Atualidades

Com foco na prematuridade, HUEM promove oficina para gestantes

Ações fizeram parte da campanha do Novembro Roxo

08.12.202217h37 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Com foco na prematuridade, HUEM promove oficina para gestantes

Referência em gestações de risco e com uma UTI Neonatal de 40 leitos, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) promoveu no final de novembro ações para a prevenção de partos prematuros, como a Oficina para Gestantes e um encontro entre doadoras de leite materno e mães dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal.

No Brasil, nascem cerca de 340 mil bebês prematuros por ano, por isso o Ministério da Saúde reforça as ações para a prevenção dos nascimentos prematuros. Novembro Roxo é o mês internacional de sensibilização à prematuridade. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro.

“Promovemos ações de acompanhamento das gestantes durante as consultas de pré-natal, visando um parto seguro, humanizado e de qualidade. As gestantes também são orientadas sobre a importância da participação nas Oficinas para Gestantes e visita antecipada à maternidade”, explica a enfermeira Ana Lúcia dos Anjos Lima da Silva, coordenadora do Banco de Leite Humano do HUEM.

O encontro entre doadoras de leite materno e mães dos bebês internados contou também com a participação da equipe multiprofissional da UTI Neonatal e do Banco de Leite Humano.

"Foi um evento bastante oportuno, pois a doação de leite materno é importante para a recuperação da saúde dos bebês prematuros e contribui para o aumento da esperança das famílias. Foi um encontro entre a empatia e gratidão", destacou Ana Lúcia.

As mães de bebês prematuros internados na UTI Neonatal foram orientadas pela equipe de enfermagem do Banco de Leite Humano sobre como manter a produção de leite para o próprio bebê, e devido à grande produção obtida algumas acabaram se tornando também doadoras.

Oficina

O jovem casal Lucas Giuseppe, de 27 anos, e Eduarda Januário, de 24 anos, estão prestes a se tornar pais de primeira viagem, já que a pequena Heloíse deve nascer nas próximas semanas. Eles participaram da oficina para gestantes e ficaram bastante satisfeitos.

“Muito interessante porque não temos noção de tudo que vai acontecer. As explicações estão esclarecendo vários pontos que nos deixam mais tranquilos. Como a questão da fisioterapia na hora do parto para aliviar a dor”, diz Eduarda.

“Como é nossa primeira gestação, a gente não sabe muito, então é importante aprender os processos que devemos seguir e os direitos que temos”, completou Lucas.

Eles fizeram todo o pré-natal no HUEM e elogiaram a equipe. “O pré-natal está sendo ótimo aqui no Mackenzie. Os exames são bem completos, a equipe não deixa a gente com dúvidas, sempre esclarecem tudo na hora”, destacou a futura mamãe.

Ana Cunha, 41 anos, teve gêmeos há 13 anos e agora está em sua segunda gestação. Junto com seu companheiro Pedro Rosa, 37, acompanhou a oficina para gestantes.

“Sensacional, nunca tinha visto uma transparência tão grande, no cuidado com a gestante e o bebê. Importante o acompanhante participar também. Me chamou a atenção a comunicação entre equipe do hospital com a gestante, sem impor tudo, mas conversando para conhecer o que a mãe espera”, disse Pedro.

“No meu primeiro parto, fora de Curitiba, não tive nenhuma orientação, não me foi explicado nada sobre as possibilidades, não pude decidir nada, tomaram todas as decisões por mim. Aqui no Mackenzie é bem diferente, o que me trouxe tranquilidade, me senti respeitada”, ressaltou Ana, que está para ganhar o Samuel.