Cultura

Centro Histórico e Cultural Mackenzie participa da 15ª Primavera dos Museus

Evento on-line terá debates com temas históricos como, preservação da memória artística

17.09.202118h03 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Centro Histórico e Cultural Mackenzie participa da 15ª Primavera dos Museus

O Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), participará da 15ª edição da Primavera dos Museus, uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país que oferece ao público uma programação repleta de debates, mesas redondas e encontros para discutir a importâncias dos Museus para a preservação da memória. Neste ano, a edição será on-line, realizada entre os dias 20 e 26 de setembro e terá como tema Museus: perdas e recomeços. Todas as informações estão no site.

Com uma série de webinários, o CHCM participa com debates sobre o tema História e Memória, para discutir os temas numa visão confessional, museológica e prática, com foco na produção de conhecimentos. As mesas serão compostas por pesquisadores convidados das áreas afins, de dentro e fora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que trarão contribuições importantes para refletirmos sobre a preservação e comunicação de memórias e práticas artísticas e seus diálogos com a cidade.

Serão 2 mesas temáticas – nos dias 20, 21 de setembro – mediadas pelo CHCM, contando com a presença de professores da UPM numa parceria com o curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Arte e História da Cultura. 

No dia 22 de setembro, das 17h às 20h, será realizada abertura da exposição Design de mobiliário brasileiro e a inserção dos móveis na obra da arquiteta Lina Bo Bardi, de Bruno Dias, com curadoria de Eunice Helena Sguizzardi Abascal.

Nos dias 23 a 24 de setembro, serão oferecidos passeios históricos presenciais em dois horários – seguindo as medidas sanitárias de distanciamento social e quantidade controlada de pessoas – pelo campus Higienópolis possibilitando o contato e discussões sobre patrimônio cultural tombado.

Mesmo em formato virtual, em virtude das medidas sanitárias e de afastamento social para contenção da pandemia da covid-19, os museus, instituições de memória, espaços e centros culturais que participam dessa ação conseguem alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, democratização do acesso ao museu e seus acervos, maior envolvimento da comunidade, fortalecimento da imagem do museu e o aumento de sua visibilidade.

Serviço
15ª Primavera dos Museus
Data
: 20 a 26 de setembro
Informações e programação: acesse o site
Transmissão: pelo Youtube

Mesas temáticas

Dia 20 de setembro
Abertura Geral:
10h
Prof. Dr. Eduardo Castedo Abrunhosa [CHCM]

Mesa: O Museu da Porcelana de Pedreira (SP): um recomeçar.
Palestras: 10h30/11h30
Convidados
Prof. Dr. Paulo Barbosa [GMP - FAU/USP]
Arq. Marcia Rossi [Rossi & Barbosa Arquitetura]

Debate: 11h30/12h00
Mediadora
Prof.ª Dra. Regina Lara Silveira Mello [EAHC – UPM]

Dia 21 de setembro
Mesa: Redes Sociais: o novo lugar da Arte?
Palestras: 10h30
Convidados
Prof. Dr. Marcos Rizolli [EAHC – UPM]
Prof.ª Dra. Regina Lara Silveira Mello [EAHC – UPM]

Debate: 11h30/12h00
Mediadora: Luciene Aranha Abrunhosa [CHCM]

Dia 22 de setembro
Abertura da exposição Design de mobiliário brasileiro e a inserção dos móveis na obra da arquiteta Lina Bo Bardi de Bruno Dias com curadoria de Eunice Helena Sguizzardi Abascal – das 17h às 20h.

Dias 23 e 24
Passeio Histórico: Com duração de 1 hora os passeios serão realizados mediante inscrição prévia pelo Instagram ou pelo e-mail: chcm@mackenzie.br
Horários: às 11h e às 15h
Número restrito de pessoas por conta protocolos de higiene definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Sua temperatura será aferida na entrada do campus. Pessoas com temperatura acima de 37,5° e com sintomas de gripe/resfriado serão orientadas a buscar cuidados médica e não poderão acessar o edifício. Uso obrigatório de máscara, cobrindo boca e nariz, durante toda a visita. Inclusive no momento de fotos e selfies. Vários dispensários com álcool gel estão distribuídos pelo campus.