Cultura

Design de mobiliário da arquiteta Lina Bo Bardi é tema de exposição no Centro Histórico e Cultural Mackenzie

Exposição faz parte do projeto do arquiteto Bruno Dias

17.09.202118h05 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Design de mobiliário da arquiteta Lina Bo Bardi é tema de exposição no Centro Histórico e Cultural Mackenzie

O Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), em seu projeto de exposições Artistas Convidados, recebe a mostra Design de mobiliário brasileiro e a inserção dos móveis na obra da arquiteta Lina Bo Bardi, do arquiteto Bruno Dias. A exposição tem início no dia 22 de setembro, das 10h às 18h no CHCM. Entre 22 de setembro e 8 de outubro a visitação será gratuita.

A mostra nasceu a partir da tese de doutorado de Bruno ARQUITETA/DESIGNER: relações projetuais entre a Arquitetura e o Design de mobiliário na Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, defendida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGAU/UPM) em 2018, e conta com a curadoria da Professora Doutora Eunice Helena Sguizzardi Abascal, que orientou o pesquisador no Doutorado.

A tese que fundamenta a exposição estuda a obra da Arquiteta Lina Bo Bardi, de maneira a demonstrar a integração da concepção arquitetônica e o Design de mobiliário, partindo da produção extremamente significativa de Lina nesses dois campos no Brasil, cuja obra merece destaque. Para tanto, a metodologia utilizou-se de desenhos, selecionados para serem apresentados nesta exposição, com a intenção de entender como se dá na obra da Arquiteta a construção do espaço arquitetônico, e a inserção do mobiliário, a partir do estudo dos projetos do Museu de Arte de São Paulo (MASP), do SESC Pompeia e da Casa de Vidro.

Ao demonstrar que a concepção projetual presente na obra de Lina se fundamenta em uma harmonia de linguagem, que se expressa na integração do desenho dos móveis e do espaço arquitetônico, a presente exposição explora essas relações no contexto do Design de móveis no Brasil.

Serviço
Exposição: Design de mobiliário brasileiro e a inserção dos móveis na obra da arquiteta Lina Bo Bardi
Data:
De 22 de setembro a 08 de outubro (segunda a sexta-feira)
Horário: 10h às 18h
Endereço: Centro Histórico e Cultural Mackenzie. Rua Itambé, 143 – Prédio 1 – Higienópolis – São Paulo – SP
Visitação gratuita
Informações
: (11) 2114-8661; chcm@mackenzie.br ou pelo site.