Cultura

‘Andar nas ruas é sempre inspirador’, diz artista de desenho urbano

Exposição de obras de Eduardo Bajzek está aberta para visitação no Centro Histórico e Cultural Mackenzie, em São Paulo

09.08.202111h52 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

‘Andar nas ruas é sempre inspirador’, diz artista de desenho urbano

A criatividade e a inspiração podem vir de diversas formas, e andar pela cidade é uma maneira de desenvolver o lado artístico das pessoas. É o que afirma o arquiteto e desenhista Eduardo Bajzek, que tem sua obra, Da Arquitetura à Paisagem Urbana, em exposição no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM - ligado à Chancelaria do Mackenzie), até o dia 27 de agosto. 

Na exposição, Bajzek selecionou trabalhos que retratam seu trabalho com a ilustração arquitetônica e com o desenho urbano, também conhecido como Urban Sketcher. “É uma prática espontânea das pessoas de estudar mesmo, de praticar o desenho de observação, feito na rua, mas que, ao longo dos anos, para mim e para alguns colegas, virou parte da profissão da gente”, explica o artista, ao apontar a diferença entre os campos, já que o primeiro seria mais relacionado a projetos de obras de arquitetura.  

Em seus desenhos, há paisagens de diversos locais, desde o Amazonas ao Velho Continente, com desenhos feitos em Portugal. “Minha ideia era ter construções dessas ilustrações, são as montagens na prancheta, preliminares, geralmente a lápis”, diz. 

Sobre as suas inspirações, o artista aponta diversos fatores, como desenhos mais antigos e trabalhos de outros colegas, mas quando o assunto é desenho urbano, para ele, não tem jeito: a melhor forma de se inspirar é andar pela cidade.

“Andar pelas ruas é sempre muito inspirador, conhecer a cidade. Ver a arquitetura não só contemporânea, mas, principalmente, do passado, caminhar por bairros históricos, por exemplo”, diz Eduardo Bajzek. 

O artista é mackenzista, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) há mais de 20 anos. Para ele, a passagem pela Instituição deixou muitas marcas em seu trabalho, principalmente pelo zelo na questão do desenho à mão livre, uma disciplina muito comum naquela época. “O Mackenzie tinha uma base muito forte em desenho, desenho técnico, à mão livre e na prancheta. Para mim, foi muito importante aprender desenho, as aulas de projetos eram muito fortes, eram sempre desafiadoras, a gente se dedicava mesmo”, lembra ele que é autor dos livros ‘Rio Sketchbook’ (Ed. M’Arte, 2016) e ‘Técnicas de Ilustração a Mão Livre’ (Ed. Olhares, 2021).

Em suas memórias, o mackenzista cita uma visita guiada ao centro de São Paulo, durante a qual uma das professoras de história da arquitetura levou sua turma. “A gente era novinho e conhecer a cidade com uma professora explicando a arquitetura Art Déco, modernismo, entre outras, foi excelente”, afirma. 

Bajzek diz ser muito importante que os estudantes de arquitetura pratiquem o desenho livre, pois ajuda no desenvolvimento da criatividade. “Praticar o desenho à mão livre te permite ter mais fluidez até de processo criativo, de pensar e traçar, de trabalhar o próprio esboço que você está fazendo. A criação sai de algo que vai se materializando, não pode estar só no campo da nossa mente, nós precisamos transmitir para algum lugar, seja no papel, seja no computador”, explica. E ele conclui seu pensamento voltando a indicar mais caminhadas pelas ruas da cidade, como forma de buscar inspiração. 

“O aluno, para ter inspiração, precisa sair um pouco da zona de conforto, buscar frequentar a cidade, ir a exposições, ir ao centro da cidade, desvendar aquilo, sair do campo 'do mesmo' e explorar nossa própria cidade”, indica. 

A exposição Da Arquitetura à Paisagem Urbana tem entrada gratuita. O CHCM está localizado no Prédio do 1 do campus Higienópolis do Mackenzie. 

Serviço
Exposição Da Arquitetura À Paisagem Urbana - Desenhos de Eduardo Bajzek
Data
: até 27 de agosto
Local: Rua Itambé, 143 – Prédio 1 – Higienópolis – São Paulo - SP
Horário: das 10h às 17h
Ingressos: Exposição gratuita