Responsabilidade Social

Ação estimula mackenzistas a doarem sangue

Projeto contribui com bancos de sangue que estão em baixa, por conta da pandemia de covid-19 

08.04.202109h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Ação estimula mackenzistas a doarem sangue

Devido à pandemia de covid-19, houve uma baixa significativa no número de doadores de sangue. Com o apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), o Mackenzie Voluntário realizará a ação Cada Gota Conta, que deixa de ser um projeto pontual e se torna um programa institucional, sendo estendido para todas as mantidas do Mackenzie, em todo o Brasil.

De acordo com gerente de Responsabilidade Social e Filantropia, reverendo Jôer Correa Batista, o Cada Gota Conta compõe o conjunto de projetos e ações que visam a estimular e desenvolver a cultura do voluntariado por meio da doação de sangue. “A parceria entre o Mackenzie Voluntário e a Coordenadoria de Gestão por Competências (CGCOM), da Superintendência de Gestão de Pessoas e Serviços (SUPES) do IPM, está sendo desenvolvida em todas as suas etapas por ambos os parceiros”, explica.  

“A doação de sangue é uma etapa do programa que pretende realizar mais que um evento social, ou seja, se propõe a desenvolver a cultura do voluntariado entre seus colaboradores”, acrescenta.  

Para Tony Geraldo Carneiro, superintendente da SUPES, por meio da conscientização interna, os colaboradores mackenzistas, além de doarem sangue, podem ser agentes multiplicadores de tal ação, ao convidar familiares e colegas para participarem e, assim, propagar a solidariedade e o voluntariado. “Quem pode doar sangue e se dispõe a tanto, está praticando um ato de extrema solidariedade e amor ao próximo”, afirma ele. 

No atual contexto pandêmico, a doação de sangue se torna ainda mais importante. A coordenadora da CGCOM do IPM, Tiara Rabaglio, ressalta que “os bancos de sangue, em geral, estão com estoque baixíssimo. "Eu que faço doação regularmente posso dizer: é seguro! Doem sangue, principalmente se o seu é fator O negativo. Ele é universal e pode salvar muitas vidas, uma única doação, pode salvar até quatro vidas", afirma. 

A coordenadora também relembra os cuidados que devem ser tomados para manter a segurança de todos os doadores, como o uso de máscara, álcool em gel e agendamento prévio no banco de sangue mais próximo. “Os bancos de sangue estão tomando todos os cuidados, a doação é rápida e segura”.

"Doar sangue é um ato de amor, empatia e solidariedade. Além disso, as ações voluntárias ajudam a aprimorar e desenvolver competências comportamentais e socieoemocionais nas pessoas, como: espiríto de equipe, cooperação, entre outras, sem contar a sensação de fazer o bem, que é impagável. Só temos motivos positivos para doar sangue", diz Tiara Rabaglio.

Atente-se ao cronograma e não fique de fora dessa ação! 

Serviço
Cada Gota Conta
Data final para inscrição:
20 de abril
Link para inscrição: clique aqui
Período de doação: de 14 de maio a 14 de junho