Ética e Cidadania

5 curiosidades sobre o Mackenzie Voluntário

Conheça o programa de incentivo ao trabalho voluntariado

01.07.201912h32 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

5 curiosidades sobre o Mackenzie Voluntário

Ei, calouro! Você sabia que o Mackenzie tem o seu próprio programa de incentivo ao trabalho voluntário? O Mackenzie Voluntário, da Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), tem como objetivo fomentar a cultura do voluntariado estimulando e apoiando lideranças locais na realização de projetos de cunho social. Nesta edição, o tema do Mackenzie Voluntário é “Incentive o bem”. 

A cada ano, o número de voluntários só aumenta, um crescimento médio de 10%. No ano passado, com o tema “Compartilhe o bem”, o Mackenzie Voluntário contou com 303 projetos, 55.312 voluntários e 474.572 beneficiados diretos e indiretamente. Para saber mais detalhes sobre o programa, conversamos com a Fernanda Barreto, analista de projetos socioeducacionais da GERSF, e separamos cinco curiosidades que você precisa saber sobre o Mackenzie Voluntário.

Confira!

1) O programa atua em diversas áreas 

Educação, com aulas, debates, oficinas; Saúde e Bem-estar, prevenção de doenças, doação de sangue e visita a hospitais; Cultura e Esportes, atividades artísticas e esportivas; Assistência, auxílio às necessidades básicas como alimentação, vestimenta e moradia; Empreendedorismo Social, desenvolvimento comunitário por meio de consultorias para organizações sociais precárias; e Meio Ambiente, cuidado com a natureza e redução dos impactos negativos sobre o meio ambiente. 

2) Você pode cadastrar seu próprio projeto 

Você também pode participar, elaborando e cadastrando seu próprio projeto na plataforma do Mackenzie Voluntário, se tornando Líder. Cada líder define o objetivo do projeto, assim como o escopo e público a ser beneficiado a partir de alguma necessidade social identificada. Como a Fernanda explica, todos projetos passam por uma criteriosa análise para aprovação e parceria no programa. Alguns dos requisitos básicos que devem apresentar são: realização do projeto em território nacional; atender um dos 17 objetivos de sustentabilidade da ONU; e não fugir a confessionalidade da Instituição. 

3) O programa oferece uma variedade de projetos para você ser voluntário 

Além de dar vida a um projeto e ajudar diversas pessoas, você também pode ser voluntário. No site, durante o ano todo, você encontra diversos projetos, com diferentes propósitos. Então é só entrar e procurar aquele com o qual você mais se identifica! 

4) O Mackenzie Voluntário auxilia os líderes 

A partir da aprovação, o líder tem o apoio do Mackenzie Voluntário para tirar seu projeto do papel. A equipe pode ajudar o líder com assessoria para formulação do projeto, camisetas do Mackenzie Voluntário, divulgação do projeto nas páginas do Mackenzie Voluntário, kit impresso para divulgação do projeto e ofício para captação de parcerias. 

5) Vale horas complementares 

É isso mesmo! Quando as atividades do seu projeto forem concluídas, você pode solicitar o seu certificado ao líder do projeto. Além das horas complementares, o certificado de participação é um diferencial curricular. 

Vamos fazer o bem juntos? Se você ainda ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato pelo e-mail: voluntariado@mackenzie.br.

Foto da capa: Clineu Aparecido Francisco, líder de projeto há dez anos.