Eventos

Igreja Presbiteriana do Brasil comemora 160 anos de fundação

Cultos celebram data da Denominação religiosa que é também mantenedora do Mackenzie

12.08.201916h44 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Igreja Presbiteriana do Brasil comemora 160 anos de fundação

Nesta segunda-feira, 12 de agosto de 2019, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), primeira denominação protestante reformada a chegar no país, completa 160 anos de fundação. A ocasião será comemorada em duas solenidades ao longo desta semana, que ocorrerão em Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Na sexta-feira, 16 de agosto, às 19h30, o aniversário será comemorado em culto solene de Gratidão a Deus, com a pregação do reverendo Juarez Marcondes Filho, secretário executivo do Supremo Concílio da IPB, e acontece no auditório Ruy Barbosa do Mackenzie (Rua Itambé, 143 – Higienópolis).

Em Brasília, a IPB será homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados na quarta-feira, 14 de agosto. A solenidade será no Plenário Ulisses Guimarães e foi proposta pelo deputado federal Gilberto Nascimento.

História

A igreja foi fundada em 1859, após a chegada do missionário norte-americano, Ashbel Green Simonton. A Catedral no Rio de Janeiro é o templo presbiteriano mais antigo do Brasil. Atualmente, a instituição conta com igrejas, congregações e pontos de pregação que compartilham o evangelho da graça com a população. 

A instituição exalta o diferencial de sua denominação que crê na soberania e na salvação pela graça de Deus, que pensa no ser humano integral e que precisa ser alcançado em todas as áreas de sua vida. Ao longo de todos esses anos, sempre foi envolvida com obras sociais por todo o país e tendo a educação como sua vocação.

Base

Em cumprimento a esse chamado educacional, a IPB é a principal mantenedora do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) que hoje, além dos diversos campi da Universidade Presbiteriana Mackenzie, conta ainda com os Colégios Presbiterianos Mackenzie, as faculdades em Brasília e Rio de Janeiro, o Colégio Instituto Cristão de Castro e a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Junto a este projeto de expansão, o IPM agora também mantém o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (também no Paraná), além de ser parceiro do Hospital Sr. e Sra. Goldsby King, em Dourados.

Entre as unidades educacionais, são mais de 50 mil alunos alcançados pelos métodos de ensino mantidos e apoiados pela Igreja, que completa aniversário neste mês.