A empresa Doçura da Fazenda em tempos de pandemia

03.08.202009h59 Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

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A empresa Doçura da Fazenda em tempos de pandemia

A continuidade do Projeto Doçura da Fazenda segue dentro do cronograma proposto inicialmente com adaptações aos novos tempos de restrições aos contatos sociais, por conta da pandemia do Covid 19. Diante disso, foi realizada uma “Live” para possibilitar um espaço que permitisse reflexões sobre o atual momento. Nesta nova realidade, duas reuniões, com os sócios da empresa foram realizadas nos meses de maio e julho, com os professores, alunos e empresários atuando de forma remota.

O objetivo, no encontro de 29 de maio, entre professores e os sócios era entender o quanto a situação presente impactou nos negócios, as medidas tomadas e como nós poderíamos contribuir para uma retomada das atividades. O impacto nos meses de março e abril foi significativo com um decréscimo de 42% e 31% nas vendas, respectivamente. Somando-se a isto, a entressafra do leite que implica em um aumento dos custos para a aquisição da matéria prima certamente conduziram a empresa a um resultado indesejado que foi suportado pelo capital disponível. Na fala dos empresários foi possível detectar certa ansiedade com relação ao mês de maio ainda não consolidado e sendo aguardado como um sinalizador para as próximas providências a serem tomadas.

No último dia 16 de julho mais uma etapa foi vencida. Em pleno cenário de pandemia, os alunos do curso de administração do CCSA previamente preparados por seus orientadores apresentaram por meio de ferramentas digitais ao corpo diretivo da Doçura da Fazenda o resultado final de um TCC modalidade prático que tratava de soluções para gestão de vendas, que obteve a nota máxima pela banca de defesa e os resultados parciais de três PIBICs (Iniciação Científica) em andamento.

Assim, o primeiro PIBIC a ser apresentado foi aquele com o título de “Inovação: ações e barreiras encontradas para gerar oportunidade no mercado na distribuição de alimentos”, tendo como foco a Inovação e suas potencialidades. Está sendo desenvolvido pela aluna Maria Clara Filippelli Duran, orientada pelo Prof. Marcos A. Franklin.

O segundo PIBIC, com o título de “Estratégias de distribuição para crescimento da participação no mercado de alimentos”, tem como tema principal a Estratégia e busca identificar formas para a distribuição de produtos. Este PIBIC é desenvolvido pela aluna Rafaela Sara da Cunha, orientada pelo Prof. Sidnei A. Mascarenhas.

Já o terceiro PIBIC, com o título “Decisões de mix de produtos gerando oportunidades de mercado numa empresa de doce de leite”, aborda o tema “Gestão do Mix de Produtos” que visa identificar como as decisões de mix de produtos podem gerar oportunidades de mercado para a empresa de doce de leite.  A aluna Luiza Leal de Lima Leme está desenvolvendo este PIBIC com a orientação do Prof. Eduardo Neder Issa Jr.

E finalmente, o TCC prático com o título “Desenvolvimento de negócio por meio da gestão de vendas”que teve como objetivo apresentar propostas de soluções como: lançamento de um meio de vendas on-line, parecerias de negócio, aprimoramento da área de marketing, inauguração de um showroom para atrair novos clientes. Para essas propostas também foram elaborados os respectivos planos de ações relacionados à gestão de vendas, o principal problema da empresa detectado pela pesquisa.

Este TCC foi desenvolvido pelos alunos - Emanuel M. Vieira, João Paulo Tadeu de Araújo, Leonardo E. Yokomizo e Victor Salmeron Reis, e foram orientados pelo Prof. Marcos A. Franklin.

Alunos e professores puderam ouvir as melhores impressões por parte dos sócios da empresa. O entendimento é o de que os trabalhos estão indo ao encontro de suas expectativas e que devem gerar importantes insights para a solução dos problemas administrativos e para a implementação de melhores estratégias de negócio, com vistas à obtenção de vantagem competitiva.

É o braço de pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie fazendo a diferença para a academia e para o ambiente de negócios.

 

Foto 1 – Projeto de PIBIC – Apoio Mackpesquisa

 

 

Foto 2 – Projeto de PIBIC – Apoio Mackpesquisa

 

Foto 3 – Projeto de PIBIC – Apoio Mackenzie

 

Foto 4 – TCC alunos do último semestre do curso de graduação em Administração

 

Prof. Dr. Sidnei Augusto Mascarenhas

Prof. Ms. Eduardo Neder Issa Jr.

Curso de Administração - CCSA

Prof. Dr. Marcos A. Franklin

Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios - CCSA