Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Matemática EaD. Orientado por um professor, o aluno desenvolve o TCC nos dois últimos semestres do curso e o apresenta na forma de monografia.

Estágios

O Estágio Curricular Supervisionado, totalizando 400 horas, está dividido em componentes curriculares obrigatórios ao longo da matriz curricular do curso de Licenciatura em Matemática EaD. Ao longo do curso, ele é realizado em escolas públicas e privadas e tem como objetivo a observação e aprendizagem da prática docente. A Coordenação de Estágios e Carreiras (CDEC) é responsável pela organização documental do estágio, sendo o acompanhamento pedagógico feito pelo docente responsável por cada componente em parceria com a Tutoria de Desenvolvimento e Carreira da Unidade Acadêmica e da Coordenação de Curso.

Para maiores informações, entre em contato conosco pelo e-mail – fci.extensao@mackenzie.br.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares (AC) totalizam 200 horas e compreenderão as atividades de caráter científico, cultural e acadêmico, articuladas com o processo formativo do professor. As AC têm como objetivo ampliar a formação do profissional de modo que habilidades sejam desenvolvidas e experiências não contempladas nas disciplinas da Matriz Curricular, adquiridas. Tais atividades deverão ser realizadas ao longo do curso, na universidade ou em outras instituições, com a finalidade de proporcionar contato com o mundo, com os problemas da sociedade, as expressões da cultura e a prática da iniciação na pesquisa.

Atividades de Extensão

Em harmonia com a Política Nacional de Extensão, a Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) preconiza, no projeto pedagógico do curso de Matemática EaD, o exercício de atividades de extensão como parte integrante do processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, além de indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. Tal orientação tem por objetivo contribuir para que a extensão universitária seja parte da solução dos grandes problemas sociais do país, desenvolvendo relações multi, inter e/ou transdisciplinares e a interação com a vida profissional em diversos setores da Universidade e da sociedade.

Para maiores informações, entre em contato conosco pelo e-mail – fci.extensao@mackenzie.br.

Pesquisa / PIBIC

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/Mackenzie) destina-se a iniciar o aluno nas atividades de pesquisa, oferecendo a oportunidade de desvendar como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da pesquisa na Universidade recebe o apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie, que tem disponibilizado as bolsas de Iniciação Científica para os “alunos-pesquisadores”, bem como por meio de convênio com agências de fomento externas.

Para maiores informações, entre em contato conosco pelo e-mail – fci.extensao@mackenzie.br.

Prática como Componente Curricular

A prática como componente curricular refere-se a um conjunto de atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência. Por meio dessas atividades, são colocados em uso, no âmbito do ensino, conhecimentos, competências e habilidades adquiridos nas diversas atividades formativas que compõem o currículo do curso.