Por que eu devo parar de usar copo plástico?

Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná incentiva o uso de copos e garrafas reutilizáveis  

12.02.202112h55 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Por que eu devo parar de usar copo plástico?

Os copos plásticos descartáveis sempre foram populares, seja por sua praticidade, baixo custo, necessidade ou hábito. Mas seu consumo passou a ser questionado por ser um dos grandes vilões do meio ambiente. Segundo o relatório de 2019 do WWF (Fundo Mundial para a Natureza), Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, produzindo 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico todos os anos.

O grande problema da utilização excessiva do plástico está nos impactos deixados no meio ambiente. O plástico é composto por um material derivado do petróleo, uma matéria-prima não renovável e que envolve uma complexa cadeia de produção, com adição de outros compostos extremamente poluentes. Além disso, é um material de difícil decomposição, podendo ficar de 250 a 400 anos na natureza. 

Para a coordenadora do núcleo de Laboratórios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Rosinei do Vale, o copo de plástico é um dos grandes vilões do meio ambiente. Para ela, a grande dificuldade está no descarte.

“Como o valor agregado do copo plástico para reciclagem é muito baixo, a maioria dos copos consumidos são descartados em aterros sanitários ou lixões, contribuindo dessa forma com a diminuição da vida útil deles e sendo fonte de contaminação ambiental”, garante ela.

Já o analista de Sustentabilidade da Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Victor Perez, acredita que a situação ainda é pior, por tais produtos serem de fácil descarte e inutilização. “Pense no uso que você faz de um copo descartável. Em muitas ocasiões, você utiliza ele apenas uma vez, por pouco mais de 5 minutos. Então o destino será a lixeira – reciclável, se tiver a sorte de encontrar alguma”, afirma.

“A proposta do uso único e do descarte imediato resulta em uma demanda intensa e constante pela produção de novos copos descartáveis e gera uma montanha de resíduos desnecessários diariamente”, explica Perez. 

Além disso, o Brasil, além de ser um dos países que mais produz lixo, recicla muito pouco. Do valor total, apenas 1,28% são efetivamente reciclados. Ainda de acordo com o estudo do WWF, cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana.

Diante desse cenário, a conscientização é o caminho para a redução do uso dos copos de plástico e para a redução dos impactos ambientais. “Precisamos repensar e, gradativamente, eliminar a utilização de itens que são desnecessários e que tenham a vida útil muito curta, como copos descartáveis, sacolas de mercado, entre muitos outros”, destaca Perez. 

Mudança de comportamento 

Entre algumas das formas práticas para contribuir para a redução da utilização de descartáveis feitos de plástico, estão a utilização de garrafinhas e squeezes; a substituição de sacolas por bags ecológicas e canudos de plásticos por produtos biodegradáveis e reutilizáveis; e a aquisição de produtos que tenham refil. Nos últimos anos, diversas cidades brasileiras criaram leis específicas que proibiam a utilização de descartáveis de plástico e colocavam a obrigatoriedade da utilização de materiais biodegradáveis. 

Além disso, após a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia da covid-19, entidades vinculadas aos órgãos da saúde emitiram várias orientações a respeito dos hábitos a serem evitados, como o compartilhamento de objetos pessoais. 

“A covid-19 tem como uma das fontes de contaminação o contato com objetos ou superfícies contaminadas pelas mãos que, levadas à boca, aos olhos ou ao nariz, podem provocar a doença. Portanto, o uso individual da garrafa reutilizável pode contribuir para a redução da disseminação do vírus”, pontua Rosinei. 

Sob esta lógica, a FEMPAR e as demais unidades do Mackenzie têm procurado promover a conscientização de seus alunos para que haja a redução da utilização de produtos à base de plástico, principalmente dos copos descartáveis. A meta é reduzir gradativamente a utilização dos copos de plástico nas áreas administrativas, laboratórios e áreas comuns. Além disso, a instituição busca pesquisar sempre novas formas de contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Desde o ano passado, por exemplo, a FEMPAR promove uma ação realizando a distribuição de canecas reutilizáveis para incentivar os cuidados pessoais contra a covid-19 e também para incentivar o menor consumo de copos recicláveis. “Essa ação será contínua com todos os ingressantes. Além disso, a Direção iniciará uma campanha de conscientização com os colaboradores técnicos-administrativos para uso racional de copos descartáveis”, complementa Rosinei.