Banner do MackCast
Atualidades

Novo episódio do MackCast discute violência doméstica

Quarto episódio do programa apresenta rotina das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher

06.12.202117h12 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Novo episódio do MackCast discute violência doméstica

O MackCast, podcast jurídico da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), chega ao quarto episódio para conversar sobre o cotidiano das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAM). O programa abordará as violências doméstica e familiar, sublinhando as principais causas, os danos psicológicos às vítimas sobreviventes e os aspectos legais envolvidos. A edição estará disponível no canal oficial da FPMB no Spotify.

Participarão do programa quatro especialistas nas temáticas discutidas, entre elas as delegadas da Polícia Civil, Viviane Bonato, coordenadora do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher, assessora do gabinete do Delegado Geral e responsável por instituir o Protocolo de Investigação de Feminicídio, atualmente adotado em vários estados do país; e Adriana Romana, chefe da DEAM II, localizada na maior Região Administrativa de Brasília, a Ceilândia, onde atuou por mais de uma década, passando por todas as unidades circunscricionais.

A doutora em psicologia clínica e cultura, especialista em comunicação e responsável pelo canal Cinema e Psicoanálise no YouTube, Mara Baroni, também estará presente no diálogo, que será conduzido pela professora de Direito da FPMB e ex-delegada de polícia, Eneida Orbage de Britto Taquary.

As convidadas tratarão, entre outros assuntos, sobre a prisão preventiva como necessária e a participação social na prevenção a contra-ataques e agressões. “Será uma oportunidade riquíssima para dividirmos algo que é fundamental nesse debate e na construção de soluções para enfrentar e reduzir a zero os números das violências doméstica e familiar no Brasil, principalmente a informação. As pessoas precisam conhecer as realidades e os fatos, os dados, o contexto e a conjuntura para que possamos avançar com um país mais seguro”, comentou a professora da FPMB.

MackCast

O Podcast nasceu no segundo semestre de 2021, dando continuidade à proposta da FPMB de conversar com a comunidade sobre questões importantes para o desenvolvimento social, econômico e jurídico do país. Os episódios serão conduzidos por professores da Instituição, com a presença eventual de convidados renomados do mercado de trabalho e da academia, para explorar os temas mais importantes e atuais do universo jurídico.

O objetivo da atração, que terá 6 episódios em sua primeira temporada, será sanar dúvidas sobre os assuntos mais recentes ou ainda pouco discutidos pela opinião pública, e destacar as questões mais relevantes para o cotidiano das empresas, dos governos e da sociedade como um todo. Um bate papo orgânico, leve e com uma linguagem simples, visando também acolher ouvintes que não têm intimidade com os títulos abordados, mas são impactados diretamente ou indiretamente pelos temas - ou simplesmente são curiosos pelas discussões.

“O diálogo e a troca de informação são duas das ferramentas mais caras da atualidade, justamente pelo potencial para guiarem empresas, governos e a sociedade pelos caminhos mais assertivos nos momentos de tomada de decisão. Ambos os instrumentos estão na espinha dorsal do projeto educacional da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, que tem pensado não apenas no que acontece em sala de aula, mas também em como ampliar seu rol de contribuições para a sociedade. O MackCast é um dos itens dessa lista”, explicou o diretor da FPMB, professor Mac Cartaxo.