Esporte

Nadador mackenzista é campeão do Troféu José Finkel

Competição é a maior disputa brasileira na natação

09.11.202316h01 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Nadador mackenzista é campeão do Troféu José Finkel

O atleta Samuel de Oliveira Lopes, patrocinado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), foi campeão nos 200m costas no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu José Finkel, disputado na última semana, na piscina do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. A competição é considerada a maior disputa nacional da natação brasileira.   

Foi a primeira vitória de Lopes em uma competição absoluta, em que os atletas competem independentemente da categoria. O tempo conquistado na prova, 1m59s36, também foi uma conquista para o atleta, que nadou pela primeira vez na carreira abaixo dos 2 minutos, e fez o melhor tempo de 2023 nos 200m costas em toda a América do Sul, além de ter batido, pela segunda vez neste ano, o Recorde Brasileiro de Categoria. 

A medalha de ouro conquistada no Finkel coroa uma temporada vitoriosa de Samuel Lopes. Em setembro, ele conquistou 5 medalhas no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, disputado na Argentina. Em julho, ele subiu ao pódio em seis oportunidades durante a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior de Inverno. Além disso, Samuel Lopes disputou o Campeonato Mundial da categoria Júnior (17 anos), em Israel, chegando em duas finais.

Com a vitória, Samuel Lopes vira a chave e está focado na disputa do Campeonato Brasileiro Júnior de Verão, que ocorrerá em dezembro, no Rio de Janeiro.