MackGraphe participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTI

16.10.202310h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

MackGraphe participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTI

O MackGraphe, representado pelo seu Diretor Geral Prof. Dr. Benedito Aguiar, participou neste último dia 16, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Brasília, da SNCT promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação MCTI), na sua vigésima edição. Também esteve presente o Diretor de Relações Institucionais do Mackenzie, Dr. Walter Ribeiro. A palestra versou sobre aplicações do Grafeno e suas aplicações na Saúde, onde foram apresentados os principais projetos de P&D do MackGraphe nessa área e as respectivas ofertas de inovações tecnológicas em andamento e desafios inerentes. Seguida de debates sobre o desenvolvimento de aplicações de biomateriais e nanotecnologias para demandas na área da saúde, foi destacada a importância de investimentos que apoiem tanto a pesquisa científica quanto a tecnológica com foco na inovação. A pesquisa  básica em grafeno, embora ainda encontre muito espaço no campo da investigação científica, já permite o desenvolvimento de aplicações com foco em demandas do mercado, ressaltou o Dr. Benedito Aguiar.

Dentre os aspectos considerados, foi ainda ressaltada a necessidade de integração entre os principais atores do processo de desenho da estratégia de inovação: governo, academia e empresa. Esses entes, uma vez articulados em programas estratégicos, com a devida sinergia, são fundamentais para associar a demanda com a efetiva oferta de inovação, destacou o Diretor do MackGraphe.

Participaram do debate pesquisadores ligados ao estudo e desenvolvimento de aplicações de nanomateriais na saúde além de técnicos do MCTI.

A SNCT iniciada no dia 16 de outubro deve estender-se até o dia 22 e tem com objetivo mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.