A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) e a Pró‑Reitoria de Extensão e Cultura, promove mais uma edição do recital do Centro de Música Brasileira (CMB), no sábado, 28 de junho, às 18h, no auditório Escola Americana, campus Higienópolis. A entrada é gratuita.
O concerto contará com a participação do violonista brasileiro Álvaro Henrique, conhecido por gravar um álbum com peças de Guerra‑Peixe. No recital, interpretará a Sonata em Três Movimentos – Allegro, Larghetto e Vivacissimo. O repertório também incluirá obras de Cairo Victor, Diego Galeno, Gabriel Santinello, Guerra‑Peixe, Luciana Lins e Osvaldo Lacerda.
Na sequência, o evento contará com uma palestra sobre música erudita brasileira conduzida pelo maestro João Maurício Galindo, reconhecido regente e divulgador do gênero no país. À frente da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica desde 2000, Galindo foi seu Diretor Artístico de 2005 a 2017 e participou de apresentações memoráveis com nomes como Paquito de Rivera, Gustavo Rubalcaba, Dee Dee Bridgewater, Ute Lemper, Jane Monheit, Maria João Grancha, Richard Galliano, John Pizzarelli, Ivan Lins, Toquinho, Paulinho da Viola, João Bosco, Dominguinhos e Mônica Salmaso, entre muitos outros.
Foi também regente da Orquestra Amazonas Filarmônica e, como convidado, trabalhou com inúmeras orquestras no Brasil e no exterior, como a Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro, Sinfônica da Bahia, de Sergipe, do Paraná, de Campinas, Sinfônica de Roma, Sinfônica Siciliana, Sinfônica de Bari, Sinfônica de Campobasso, Filarmônica de Belgrado, Orquestra Clássica do Centro de Portugal, Acadêmica de Ancara, Sinfônica de Liepaja (Letônia), Orquestra Sinfônica Nacional de Havana e Orquestra Nacional da Venezuela, entre outras.
Além do intenso trabalho como regente, dedica‑se também à formação musical e à pedagogia. Por mais de duas décadas, trabalhou com o ensino de instrumentos de cordas com arco por método coletivo, contribuindo para a criação de diversas orquestras de cordas no Estado de São Paulo. É autor do método de ensino musical para o nível Fundamental II da “Rede Etapa de Ensino” e foi co‑criador e diretor musical da série de concertos didáticos infantis O Aprendiz de Maestro, realizada há 18 anos na Sala São Paulo.
Desde 2005 integra a equipe de comunicadores da Rádio Cultura de São Paulo, onde apresenta dois programas de destaque: “Pergunte ao Maestro” e “Encontro com o Maestro”. Em 2019 criou e apresentou a série “Mundo de Villa‑Lobos”, com 13 programas radiofônicos para a emissora portuguesa Rádio Antena 2. É autor de dois livros: “Música, Pare para Ouvir” e “Beethoven: as Muitas Faces de um Gênio”. Em 2010, foi condecorado pelo governo francês com o título de Chevalier de L’Ordre des Arts et des Lettres.
Com 40 anos de atuação, o Centro de Música Brasileira (CMB) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo em 18 de dezembro de 1984. Suas atividades começaram oficialmente em 29 de abril de 1985, com um recital da pianista Eudóxia de Barros no Teatro de Cultura Artística. O CMB tem como missão defender e promover a música erudita brasileira de todas as épocas e estilos. Já recebeu duas vezes o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), realizou 366 apresentações na capital paulista e outras 48 em cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais. Desde 2022, seus recitais são realizados no auditório Escola Americana do Mackenzie.
Uma oportunidade imperdível para apreciar o melhor da música erudita brasileira e conhecer a trajetória de um dos maiores regentes e divulgadores da música no país!
Serviço
Recital do Centro de Música Brasileira
Data: 28 de junho
Horário: 18h
Local: Auditório Escola Americana, campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Entrada gratuita