Atualidades

Mackenzie Integridade participa do maior evento ibero-americano de políticas energéticas

Cácia Pimentel, coordenadora executiva do Centro mackenzista, palestrou durante o EVEX 2023

27.10.202312h03 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Integridade participa do maior evento ibero-americano de políticas energéticas

A coordenadora executiva do Mackenzie Integridade (Centro de Estudos Avançados em Políticas de Integridade e Políticas Públicas - CEMAPI), professora Cácia Pimentel, esteve representando o Mackenzie no maior evento ibero-americano de políticas energéticas, o Energy Virtual Experience 2023 (EVEX), que ocorreu em Lisboa, Portugal, nos dias 25 e 26 de outubro. Renomadas universidades, organizações públicas e privadas se reuniram na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa para debater os principais temas da transição energética e de novas tecnologias para a descarbonização da economia para a América Latina, Portugal e Espanha.

A professora Cácia foi convidada a palestrar sobre a relação entre transição energética e os mercados de carbono. Além de apresentar o estado da arte da estrutura regulatória brasileira para os mercados de carbono.

Ela destacou a influência sobre a economia brasileira dos mecanismos de barreiras tarifárias da União Europeia, como o CBAM (Carbon Border Adjustment Mechanism, tarifa de carbono sobre produtos intensivos em carbono) e o EU-ETS (Regime Comunitário de Licenças de Emissão da União Europeia), pois exigem uma redução de emissões de gases de efeito estufa na cadeia produtiva de produtos importados, sob pena de sofrerem taxação sobre o carbono emitido.

Em sua palestra, a professora Cácia informou que o Comitê Estratégico do Mackenzie Integridade está atento para o papel de destaque da Educação nesse processo de transformação econômica. Outro tema central é a necessidade de estreitamento da interação colaborativa da Academia com as organizações públicas e privadas, como fazem exemplo as reuniões técnicas periódicas, cursos e consultorias oferecidos pelo Mackenzie Integridade por meio de seus Núcleos de Pesquisa.

Entre os presentes no EVEX 2023, destacam-se: o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado; o diretor de transição energética da Petrobras, Maurício Tolmasquim; a diretora-presidente da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, Solange David; a pró-reitora da Universidade Nova de Lisboa, Júlia Seixas; o diretor de Planejamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Alexandre Zucarato; a diretora geral de Hidrogênio da empresa petrolífera portuguesa EDP, Ana Quelhas; a diretora da CEMIG, Roberta Nanini; e a doutora em Energia pela Universidade de Dundee, Escócia, Maria João Rolim.

Sobre o EVEX 2023

O Energy Virtual Experience é uma iniciativa pioneira e internacional que reúne especialistas da área de energia, com o apoio de empresas e outras organizações. O evento tem como objetivo principal debater tendências do setor de energia e encontrar plataformas de cooperação para acelerar a transição energética nos países da Península Ibérica e da América Latina – em especial, Brasil, Portugal e Espanha.

Como foi criado em 2020, o “V” de seu nome advém de “Virtual”, porque as duas primeiras edições foram realizadas de forma totalmente remota em razão da pandemia de covid-19. Em 2022, a terceira edição inaugurou um formato composto por dois eventos, sendo um on-line e outro presencial, em Lisboa. De acordo com os organizadores, sem abandonar as origens virtuais, o EVEx vem se consolidando como o maior e um dos mais relevantes encontros de energia do bloco ibero-latino-americano.