Imagem possui uma calculadora, uma folha e uma caneta
Eventos

Inscrições para o V Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica estão abertas

Evento acontece nos dias 9 e 10 de novembro, de forma on-line

27.10.202118h53 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Inscrições para o V Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica estão abertas

As inscrições para o V Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica já estão abertas e para se inscrever basta acessar aqui. O evento é organizado pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), think-tank liberal sediado na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Nesse ano de 2021, o mundo continua enfrentando uma das maiores pandemias da história da humanidade. Além dos nefastos efeitos sanitários e das inúmeras vidas ceifadas pela doença ao redor do globo, a sociedade agora tem diante de si o desafio de lidar com os efeitos econômico e sociais da pandemia.

À medida que a vacinação avança e a doença regride, o retorno à normalidade e o reestabelecimento da atividade econômica mostra-se como um imperativo, pois sem eles não seria possível alcançar o desenvolvimento desejado por todos.

O combate a uma doença desconhecida pela maioria e que desencadeou medo e comoção generalizados, gerou uma onda de ações governamentais interventivas que afetou não apenas o domínio econômico, mas também a liberdade individual e os direitos fundamentais, elementos que constituem os verdadeiros fundamentos do liberalismo clássico ocidental.

Os valores da liberdade parecem perder força à medida que o populismo, o oportunismo e a tecnocracia burocrática ganham cada vez mais terreno na praça pública.

Por isso, com intuito de justamente debater questões que permeiam o desenvolvimento e os valores de liberdade, o Fórum terá como tema, Os caminhos da liberdade para a retomada sustentável do desenvolvimento. Para abordar esse tema de forma abrangente, os eixos temáticos são: tamanho de governo e política fiscal; segurança jurídica e direitos de propriedade; moeda, bancos, finanças e política monetária; comércio exterior, fluxo de capitais e relações internacionais; regulação, ambiente de negócios e empreendedorismo; gestão, inovação e competitividade; liberalismo, governança e políticas públicas; ética e legitimidade moral do liberalismo.

Objetivo do V Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica

Promover o debate científico multidisciplinar sob a ótica do liberalismo clássico e da livre iniciativa, ao mesmo tempo em que são discutidos os caminhos para a retomada sustentável do desenvolvimento.

Mobilizar e compartilhar experiências e práticas exitosas entre empresários, pesquisadores, professores, estudantes e organizações não-governamentais interessados no temas afeitos à liberdade econômica com o intuito de construir pontes para interação entre a academia e a sociedade civil mais ampla.

O evento conta com sessões de apresentação de trabalhos científicos e também com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, considerados autoridades em seus campos de pesquisa. Para esse ano, entre os participantes confirmados podemos citar Peter J. Boettke, da George Mason University; William Summerhill da University of California, Los Angeles (UCLA); e o escritor e jornalista Jorge Caldeira.

Para se inscrever e conferir toda a programação, clique aqui.

Serviço
V Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica
Data:
9 e 10 de novembro
Inscrições e programação: basta acessar aqui.