Economia

Geopolítica nacional e internacional em debate no Mackenzie Brasília

Faculdade sedia encontro da Rede Brasileira de Prospectiva

10.12.201816h16 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Geopolítica nacional e internacional em debate no Mackenzie Brasília

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília realizou nos dias 04 e 05 de dezembro, em sua sede, o IV Encontro da Rede Brasileira de Prospectiva (RBP). O evento tem como principal objetivo compartilhar boas práticas de planejamento estratégico, além de construir visões compartilhada dos possíveis futuros para o Brasil e para o mundo até 2040.

Participaram do encontro cenaristas, profissionais das áreas de planejamento de instituições públicas e privadas, formuladores de políticas públicas e profissionais das áreas de inteligência e risco que necessitam dos estudos de futuro para realização de suas atribuições. Foram debatidas megatendências e rupturas internacionais e brasileiras, além de oficinas e apresentação de pôsteres sobre capacitação em planejamento por cenários.

O destaque do primeiro dia ficou por conta do painel "Megatendências mundiais e rupturas até 2040", coordenado pelo embaixador do Itamaraty, Alessandro Candeas. Foram abordados temas como a crise do multilateralismo político mundial e a necessidade de renovação do papel de vários órgãos internacionais, cenário que vive simultaneamente um retorno ao "estadocentrismo". Também foi debatido o revisionismo da posição hegemônica dos Estados Unidos e o crescimento mundial em gastos militares. Para Candeas, "o mundo político fragmentado é a tendência para daqui a 20 anos".

Geopolítica nacional e internacional também foram temas do segundo dia do evento, que teve início com o painel “Megatendências Geopolíticas e sociais”, coordenado pelo representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Maurício Curado. No período da tarde aconteceram cinco oficinas, dentre elas a “Megatendência Brasil 2040”. Também ocorreram nos dois dias de seminário painéis e oficinas sobre tecnologia, automação, defesa, gestão e políticas públicas.

A importância da qualificação para o desenvolvimento do Brasil foi um dos destaques no último dia do evento. A professora Elaine Marcial, do Núcleo de Estudos Prospectivos (NEP) do Mackenzie, apresentou o trabalho da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, feito por meio da oferta de capacitação e também por investimento em pesquisa. Na sequência, o representante da RBP, Milton da Paz, falou sobre qualificação em prospectiva, estratégia, gestão e políticas públicas.

O seminário foi organizado pela Rede Brasileira de Prospectiva em parceria com o NEP-Mackenzie, com a Associação dos Analistas de Planejamento e Orçamento (Assecor) e com o Ipea – instituições que formam o Comitê Gestor. Também contou com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Brasileira de Telecomunicações (Anatel), Agência Espacial Brasileira (AEB), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ministério das Cidades, Ministério do Planejamento, Ministério das Relações Exteriores, Escola Superior de Guerra (ESG), Escola de Guerra Naval (EGN), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e o Projeto i2030 (instituições que formam o Comitê Consultivo).