Atualidades

Conheça as diferenças entre EaD e ensino remoto

Graduação EaD Mackenzie está com as inscrições abertas

23.11.202013h09 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Conheça as diferenças entre EaD e ensino remoto

Você sabe qual é a diferença entre ensino remoto e educação a distância? Por conta da pandemia de covid-19, tivemos de nos reinventar em todos os âmbitos de nossas vidas e, claro, a educação não poderia ficar para trás. Impedidos de frequentar nossas salas de aula, a comunicação entre professor e aluno ficou restrita às ferramentas de mensagens, as aulas começaram a ser ministradas via videoconferência, as lousas foram substituídas por slides e assim por diante. E cada vez mais nos deparamos com a questão: tudo isso é educação a distância (EaD)?

A resposta é não! E para que isso fique mais claro, vamos esclarecer as diferenças entre esses dois conceitos.

Na modalidade de ensino remoto, o estudante acessa uma plataforma de estudos no mesmo dia e horário de sua grade curricular presencial, e tem suas aulas por meio de ferramentas síncronas – termo que se relaciona com a palavra sincronia, ou seja, professores e alunos devem estar presentes sincronicamente, no mesmo horário e plataforma.

Mas, então, se as aulas com esse distanciamento social não podem ser chamadas de educação a distância, o que seria isso? Quais as diferenças?

A EaD é uma modalidade em que o estudante possui videoaulas gravadas, isto é, assíncronas – ou seja, fora da sincronia. No entanto, está em um ambiente organizado para que seu estudo possa fluir, com videoaulas e atividades que podem ser feitas no tempo de cada aluno.  A grande diferença está na flexibilidade que a EaD proporciona aos discentes, visto que sua rotina de estudos pode ser adequada às demais atividades do dia a dia. Em geral, o aluno possui maior controle ao cursar uma graduação ou pós-graduação EaD. 

Diante do cenário pandêmico, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) procurou se adaptar e promoveu a utilização ampla do Ensino Remoto para os cursos presenciais. Por outro lado, a Instituição também conta com a graduação EaD, que está com as inscrições abertas. São 14 cursos e mais de 17 mil vagas, que contam com toda a tradição e qualidade de ensino do Mackenzie acessível em praticamente todo o Brasil.

Não perca a chance e se matricule na graduação EaD!