Universidade

Aula Magna da Graduação discute criatividade, inovação e empreendedorismo

Palestras foram realizadas ao longo do dia e um dos temas foi empreendedorismo social

20.09.202214h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aula Magna da Graduação discute criatividade, inovação e empreendedorismo

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou nesta quinta-feira, 15 de setembro, a Aula Magna da Graduação, com uma série de palestras realizadas ao longo do dia para discutir temas como inovação, criatividade e empreendedorismo. O evento foi realizado no campus Higienópolis e contou com transmissão pelo YouTube. A primeira palestra debateu os conceitos de criatividade e inovação com o professor de Criatividade e Pensamento Futuro na Universidade de Harvard, Henrik Totterman. 

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, apontou que a temática faz parte do DNA mackenzista e se tornou uma preocupação de toda a direção da Universidade. "Estamos trabalhando isso com seleção de professores, treinamentos, revisão de conteúdos, e esse trabalho vem sendo feito com os projetos empreendedores. É uma demonstração de que é um assunto de importância na nossa pauta”, disse.

De acordo com o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, a criatividade é um conceito que está em concordância com a confessionalidade mackenzista. “A criatividade é uma expressão da criação. Todo tipo de inovação e progresso, quando para o bem da sociedade, são manifestações da Graça Geral, o mandato cultural que Deus nos dá de desenvolver a natureza para o bem do ser humano”, afirmou. 

O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) celebrou a realização presencial do evento, após duas edições feitas de forma on-line, por conta da pandemia de covid-19. “O Mackenzie tem como característica aprender continuamente para ensinar continuamente. O aprendizado da pandemia nos trouxe como combinar tecnologia com a volta às aulas presenciais”, declarou

Além das autoridades mencionadas, também estiveram presentes a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello.  

Criatividade e Inovação

A primeira palestra, realizada pelo professor de Harvard, Henrik Totterman, focou em apresentar os muitos “usos” possíveis da criatividade dentro do empreendedorismo. De acordo com o docente norte-americano, são vários os caminhos possíveis para o empreendedorismo, como por exemplo, o social. 

Nesse aspecto, o professor ressaltou que, mesmo que a motivação da inovação tenha caráter social e filantrópico, não abonaria a necessidade de lucro. “Empreendedorismo permite o lucro que precisa ser aplicado em ajudar a crescer e a ajudar mais pessoas, e assim maximizar aquela força social”, apontou. 

Além desta palestra, outras duas foram realizadas ao longo do dia: Empreendedorismo Social, com a presidente global da Enactus Adlai Wertman, Joana Rudiger e o professor de Empreendedorismo Social na USC Marshall School, Robyn Fehrman; e Empreendedorismo, Propósito e Felicidade, com o fundador da Quantum Leap-International, Mauro Schnaidman, e Júlia Pavan, da Federação Paulista de Empresas Juniores (FEJESP). 

Premiação

Além das palestras, também foi realizada a entrega do Prêmio Mackenzie de Educação Empreendedora, que teve como objetivo fomentar a cultura de empreendedorismo, divulgar as iniciativas, além de gerar novos projetos. Para participar do prêmio, os alunos deveriam enviar projetos para resoluções inovadoras de um problema vivenciado por uma empresa. Foram 70 projetos inscritos e cinco foram selecionados como vencedores. Confira a lista dos projetos vencedores: 

1º lugar - Planej.arte
2º lugar - Eco Gym
3º lugar - Arch Find
4º lugar - H Life
5º lugar - Pet Truck