Cultura

Apresentação do Coro Universitário Mackenzie será exibido na Rádio Cultura FM

Programa será um Especial de Natal da rádio, com o Magnificat BWV 243 de Bach 

19.12.202318h51 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Apresentação do Coro Universitário Mackenzie será exibido na Rádio Cultura FM

A apresentação do Coro Universitário Mackenzie e da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Magnificat BWV 243 de Bach, será transmitido pela Rádio Cultura FM. O Especial de Natal vai ao ar no dia 24 de dezembro, às 11h, na estação 103,3 ou pelo aplicativo Cultura Play. 

A obra de Johann Sebastian Bach foi gravada em setembro, no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e contou com a participação dos solistas Bruno Costa, Ludmila Thompson, Fernanda Araújo, Jabez Lima e Wesley Rocha, além da regência, apresentação e comentários do maestro Parcival Modolo, responsável pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da UPM. 

O Magnificat um dos mais antigos cânticos cristãos conhecidos, criado a partir da Oração de Maria, descrita no capítulo 1 do livro bíblico de Lucas. Bach musicou o texto para seu primeiro Natal em Leipzig, Alemanha, em 1723, revisando-o mais tarde, talvez em 1730. É uma das obras preferidas de Bach e das mais importantes de toda a história da música. 

Cada uma das partes individuais do contrastante, rico e “variável” texto do Magnificat, foi musicada e orquestrada para melhor descrever seu conteúdo e significado. Bach busca explicá-lo retoricamente, através da música, e quer evidenciar as ideias mais importantes do texto, representar cada palavra especial. Para isso usa todos os seus recursos retóricos: ritmo, melodia, harmonia, repetições, transposições, sequências, formas musicais, tonalidades 

Não perca a exibição da apresentação Especial de Natal com o Coro Mackenzie do Magnificat, de Bach, na Rádio Cultura FM.